1 Bilhão de Jovens em Risco de Perda Auditiva


  • Nenhum comentário
  • Academia Nerd

1 Bilhão de Jovens em Risco de Perda Auditiva

Mini Compressor de Ar Com Calibrador

Um estudo realizado por uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que mais de 1 bilhão de adolescentes e jovens, entre 12 e 34 anos, estão em risco de perda auditiva. As principais causas são, uso de fones de ouvido, em volumes muito altos, e exposição frequente a locais com música alta.

“As práticas auditivas inseguras são altamente prevalentes em todo o mundo e colocam mais de 1 bilhão de jovens em risco de perda auditiva”, afirmam os autores do estudo. Apesar dos pesquisadores ter apontado um número de cerca de 1 bilhão, este risco pode variar entre 0,67 a 1,35 bilhão. Mas, seja qual for o cenário, os pesquisadores alertam para a “necessidade urgente de priorizar políticas focadas na escuta segura”.

A exposição ao som em um volume muito alto pode provocar fadiga e causar danos em diferentes células sensoriais e estruturas presentes no ouvido de um indivíduo, independente da idade. O risco principal é a exposição prolongada, onde a pessoa pode ficar surda ou escutar zumbidos frequentes.

Foram analisados dados e estudos publicados entre os anos de 2000 e 2021, onde foram investigados os impactos das práticas auditivas inseguras. Foi considerado o histórico de mais de 19 mil indivíduos, adolescentes ou jovens adultos.

Como prevenir a perda auditiva

Independente da idade, todos nós estamos sujeitos a sofrer de perdas auditivas se exposto por tempo prolongando a sons muito altos. E para evitar problemas de perda auditiva, é preciso adotar hábitos seguros na hora de consumir conteúdos e escutar músicas. Isso inclui abaixar o volume dos fones, o ideal é que o volume não se sobressai muito ao som ambiente e ainda assim, evitar o uso prolongado do fone de ouvido e caso venha escutar algum zumbido constante nos ouvidos, deve-se imediatamente suspender o uso do fone e procurar um médico para verificação.

Se a região em que mora é muito barulhenta e você aumenta o som para escutar bem uma série ou uma música, cabe considerar a compra de dispositivos que reduzem o ruído de fundo (função antirruído). Embora o valor médio seja maior que o dos fones comuns, o uso deste tipo de equipamento pode preservar melhor a saúde dos ouvidos.

1 Bilhão de Jovens em Risco de Perda Auditiva

Quando estiver em shows, festas e locais barulhentos, evite ficar próximo as caixas de som sempre que possível. E para que trabalha no ramo, é importante o uso adequado de equipamentos de proteção auricular. Caso contrário, muito provavelmente, poderão desenvolver problemas auditivos no futuro.

Para além das medidas individuais, os cientistas lembram que a proteção da audição de adolescentes e jovens também deve ser o foco de políticas públicas. “Há uma necessidade urgente de governos, indústria e sociedade civil priorizarem a prevenção global da perda auditiva, promovendo práticas auditivas seguras”, completam.

Fonte: BMJ EurekAlert

Creatina


Mais do Portal F5


Ataques cibernéticos crescem 30% contra o Brasil
  • Academia Nerd

Ataques cibernéticos crescem 30% contra o Brasil

Crescimento acelerado de ataques cibernéticos contra o Brasil O Brasil enfrenta um aumento expressivo nos...

Sandman é encerrada na Netflix após baixa audiência
  • Academia Nerd

Sandman é encerrada na Netflix após baixa audiência

Sandman cancelada na Netflix se tornou um dos assuntos mais comentados de 2025. A plataforma...

Jogos da PlayStation Plus de agosto 2025 revelados
  • Academia Nerd

Jogos da PlayStation Plus de agosto 2025 revelados

Agosto começa com tudo para os assinantes da PlayStation Plus. A Sony anunciou oficialmente os jogos...