Butanvac poderá imunizar contra covid, variantes e gripe


  • Nenhum comentário
  • Destaques

A ButanVac ainda está em estágio de pré-produção. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o início dos testes clínicos em humanos na última quarta (8) e deverão começar em breve

O Instituto Butantan estuda associar a ButanVac à vacina da Influenza e outras variantes do coronavírus. Isso faria com que as mesma dose servisse como proteção não só contra a covid-19 e suas mutações, como também para a gripe. A possibilidade está sendo avaliada em pesquisa preliminar e, caso seja bem-sucedido, poderá integrar as vacinas no ano que vem. A informação foi passada ao UOL pelo secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e confirmada pelo Butantan.

A ButanVac ainda está em estágio de pré-produção. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o início dos testes clínicos em humanos na última quarta (8) e deverão começar em breve. A possibilidade da associação entre as duas vacinas se dá pela engenharia de desenvolvimento da nova vacina do Butantan.

A tecnologia da ButanVac usa o vírus de uma doença respiratória aviária (Doença de Newcastle, que não provoca sintomas em humanos) como vetor para levar a proteína Spike do novo coronavírus de forma íntegra, estimulando o organismo a produzir anticorpos contra o causador da covid-19. O vetor viral usado se desenvolve bem em ovos embrionados, fecundados em granjas especificamente para esse fim — mesma engenharia utilizada na produção da vacina da gripe. O ovo, neste estado, serve como meio de cultura, já que o vetor viral precisa de uma célula viva para se replicar.

Ainda não há muitos detalhes sobre o estudo. O Butantan informa apenas que “existe um estudo muito inicial de uma possível formulação de uma vacina com cepas influenza + cepas da ButanVac, em experimentação laboratorial”.

 

Uol Notícias


Mais do Portal F5


  • Destaques

Covid-19: contaminação volta a crescer em Parauapebas

Nesta segunda-feira, 14, das 622 pessoas que receberam os resultados dos testes da covid-19, 122...

  • Destaques

Parauapebas começa imunização de professores da rede pública e privada

Iniciou neste domingo, 13, a primeira fase da vacinação dos profissionais da educação de Parauapebas,...

  • Destaques

Loki, a nova série do Disney+ supera WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal

O Disney+ está detonando com as novas séries e mostra que veio para ficar no...

Você não pode copiar esse texto.