Parque dos Ipês funcionará diariamente a partir desta sexta, 24


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Espaço fica em uma área de 28 mil metros quadrados e levou 10 meses para ficar pronto; as obras geraram mais 300 empregos entre diretos e indiretos

A partir desta sexta-feira, 24, dia da inauguração do Parque dos Ipês, a população poderá ter acesso diário ao espaço de lazer. Localizado as margens da PA-160, a primeira obra do Prosap na região do Lajeado, oferece 28 mil metros quadrados com variadas opções de entretenimento: pista de skate, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, parquinho para as crianças, diversidade de plantas, acessibilidade, sonorização ambiente, fonte luminosa e interativa.

A obra levou 10 meses para ser executada com recursos do município, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). No período de construção, 300 empregos foram gerados, entre diretos e indiretos.

Para o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da prefeitura, Cleverland Carvalho, o espaço trará mais qualidade de vida para a comunidade. “Construímos o Parque dos Ipês pensando no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. Aqui, a população poderá utilizar as áreas disponíveis para passeios, atividades físicas, esporte, lazer e encontros diversos”, explica ressaltando a importância da preservação do parque por todos os seus frequentadores, sejam eles moradores ou turistas.

Horário de funcionamento

As áreas de uso frequente do parque ficarão abertas ao público de terça a sexta-feira, das 7 horas da manhã às 21 horas. Já aos sábados e domingos, o parque será aberto ao público de 9 horas da manhã às 21 horas.

Segundo a coordenadora do parque, Maria Zana do Nascimento, as áreas de uso frequente ficarão fechadas ao público apenas às segundas-feiras, para a manutenção do espaço.

“É muito importante que a população se atente às normas de uso dos espaços, nos ajudando a preservar este local. Aqui no parque, há o setor administrativo, em que dúvidas podem ser tiradas, bem como agendamentos de passeios e utilização dos espaços”, reforça a analista ambiental do Prosap.

Ipês

O Parque dos Ipês recebe este nome porque a palavra ipê tem origem na língua indígena tupi e significa casca dura. Outro motivo é a grande quantidade de ipês existentes no local, espécies que foram preservadas mesmo com a obra.

Além dos ipês com suas diversidades de cores, o parque também dispõe de outras espécies nativas da Floresta Nacional de Carajás como, por exemplo, a Flor de Carajás doada ao Prosap pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) em parceria com a mineradora Vale.

Com informações de PMP


Mais do Portal F5


  • Destaques

Funcionários alegam que terceirizada da Vale descumpriu acordo coletivo

Funcionários de uma empresa terceirizada da Vale paralisaram suas atividades e protestaram nesta segunda-feira, 8,...

  • Destaques

Queimadas começam a prejudicar o fornecimento de energia elétrica no Pará

Durante o verão amazônico um problema característico da época chega deixando instituições como Corpo de...

  • Destaques

Concurso da Câmara: edital e inscrições estão disponíveis a partir de hoje

O Instituto Consulplan, de Minas Gerais, disponibilizou nesta segunda-feira, 8, o edital do concurso público...

Você não pode copiar esse texto.