Sistematização da Assistência de Enfermagem é tema de capacitação no Hospital Regional de Marabá
- Nenhum comentário
- Destaques
O treinamento deve impactar positivamente o atendimento aos cerca de 300 pacientes que são internados por mês no hospital
Enfermeiros do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) – Dr. Geraldo Veloso participaram da capacitação sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem para ser implementada em todo o país. Entre as ações está a ampliação da humanização no atendimento e segurança do paciente. O treinamento deve impactar positivamente o atendimento aos cerca de 300 pacientes que são internados por mês no hospital gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
O hospital é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses. Nas Unidades de Internação e de Terapia Intensiva, os pacientes são assistidos por profissionais de diversas especialidades, mas é com os enfermeiros e os técnicos de Enfermagem que eles passam a maior parte do tempo durante a internação.
Com a SAE o objetivo é facilitar a tomada de decisão do profissional quanto às prioridades, gestão do tempo e delegação de tarefas na assistência.
Durante os quatro dias de aulas teóricas e práticas, os 46 enfermeiros do hospital debateram a gestão do cuidado, que vai além da classificação de riscos e do aprazamento da prescrição médica, tarefas privativas da categoria.
46 enfermeiros do hospital debateram a gestão do cuidado
“O curso foi ministrado pelo autor do livro ‘SAE Descomplicado’, Marcelo Chanes, que pontuou a importância de olhar o paciente de forma holística, observando todas as suas necessidades humanas, não apenas o quadro clínico diretamente ligado ao seu problema de saúde. Essa avaliação deve ser diária, com a elaboração de um plano de cuidado, execução das ações traçadas e avaliação dos resultados. O processo faz com que o profissional alcance a sua meta, que é a recuperação do usuário, o que pode, inclusive, diminuir o seu tempo de internação”, explicou a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do HRSP, Michele Trindade.
Para Keury Costa, o curso aprofundou o conhecimento da equipe sobre o tema. “Esse treinamento vem para aprimorar a nossa prática profissional, no sentido de que documenta e organiza as nossas ações durante o plantão. E o principal beneficiado desse processo é o paciente, que tem a sua recuperação agilizada à medida que avaliamos diariamente o resultado das ações prescritas para ele”, afirmou a colaboradora da UTI Neonatal.
A enfermeira Helayni Hartuique também comentou sobre a iniciativa. “Durante o curso, vimos a aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem na rotina do Hospital, baseando-se em casos reais do nosso atendimento e considerando o conhecimento de cada profissional que atua na Unidade, dos mais antigos aos mais novos”, comentou a enfermeira.
Entenda a SAE
A Resolução COFEN nº 358/2009 descreve a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Essa gestão do cuidar organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem.
Dessa forma, a SAE é a forma pela qual o enfermeiro compreende a pessoa complementar e tem base de raciocínio para elaborar um plano de intervenções que alcance resultados, ou seja, é um sistema para coletar dados, correlacioná-los e, então, decidir o que será feito para que o paciente melhore ou não piore.
O processo de Enfermagem é organizado em cinco etapas (coleta de dados, diagnósticos de Enfermagem, planejamento de Enfermagem, implementação de Enfermagem e avaliação), sendo a dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas.
Nesta perspectiva, a utilização da SAE proporciona assistência individualizada e maior visibilidade de suas ações. Para que o enfermeiro possa tomar as decisões, precisa se basear em conhecimentos científicos e intensificar o pensamento crítico e o raciocínio clínico. Conhecimentos e procedimentos teoricamente organizados, sistematizados e sempre reformulados se constituem em base segura para a ação eficiente. A aplicação de uma assistência de Enfermagem sistematizada é a única possibilidade de o enfermeiro atingir sua autonomia profissional e constitui a essência de sua prática profissional.
Tablet Samsung Galaxy Tab S10 FE, Azul, 10.9", Wifi, 128GB, 8GB RAM, Camera Traseira de 13MP, Câmera Frontal de 12MP Ultra Wide, Wifi 6, IP68, Android 15
R$ 3.199,00 (as of 11/07/2025 15:02 GMT -03:00 - More infoOs preços e a disponibilidade dos produtos são precisos na data/hora indicada e estão sujeitos a alterações. Quaisquer informações de preço e disponibilidade exibidas em [site(s) relevante(s) da Amazon, conforme aplicável] no momento da compra serão aplicadas à compra deste produto.)Cabo USB C Turbo tipo C Trançado Compatível com iPhone e Samsung Cabo Resistente Carregador USB-C 2M 100W Cabo USB Tipo C para Tipo C Carregamento Rápido Compatível com Cabo iPhone USB C
R$ 38,70 (as of 11/07/2025 15:02 GMT -03:00 - More infoOs preços e a disponibilidade dos produtos são precisos na data/hora indicada e estão sujeitos a alterações. Quaisquer informações de preço e disponibilidade exibidas em [site(s) relevante(s) da Amazon, conforme aplicável] no momento da compra serão aplicadas à compra deste produto.)Auto Amazon Links: No products found.