10 anos de Parfor é marcada por formatura de novos docentes em história


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Felicidade e gratidão. Estes sentimentos definem bem a formatura dos novos licenciados em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica (Parfor), aderido pela Prefeitura de Parauapebas.

Ivercanis

Novos licenciados em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio do Parfor

O evento, que ocorreu na Câmara Municipal de Parauapebas na noite do último sábado, 16, também foi marcado pelas comemorações dos dez anos do programa no município. Uma exposição fotográfica rememorou a trajetória e conquistas da região durante este período.

Os 13 formandos que colaram grau são oriundos de seis municípios paraenses: Eldorado do Carajás, Uruará, Jacundá, Curionópolis, Novo Repartimento e daqui mesmo, de Parauapebas. Ozângela dos Santos Costa estava entre eles. “O sentimento que prevalece hoje é gratidão. Estou realizando o sonho de conquistar meu diploma na área que almejei. Somos pessoas privilegiadas por termos tido essa oportunidade”, comemora a graduada.

A graduação representa o compromisso com o ensino superior e com a promoção de desenvolvimento social

O professor doutor Karl Arenz, coordenador do curso de História do Parfor pela UFPA, diplomou a turma. Em seu discurso, ele mencionou o orgulho de ter acompanhado o Parfor desde o início e vivenciado a conquista de muitos estudantes.

Segundo o secretário-adjunto de Educação do município de Parauapebas, Antonino Brito, a oferta de cursos de graduação representa o compromisso do atual governo com o ensino superior e com a promoção de desenvolvimento social.

Em uma década o Parfor formou 325 professores oriundos de 14 municípios

“É bom destacar que, em 2009, o prefeito Darci Lermen teve todo o cuidado em aderir ao programa. Neste período nós tínhamos vários professores que ainda não tinham o ensino superior. E em 10 anos toda a comunidade de Parauapebas e região foi beneficiada”, informa Sérgio Augusto de Ávila, coordenador local do Parfor.

PARFOR – 10 ANOS DE CONQUISTA

Ao longo desse período, o Parfor formou 325 professores oriundos de 14 municípios, por meio de 14 turmas de licenciatura ofertadas pelas Universidades do Estado do Pará (UEPA), Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA). Entre os cursos estão: Língua Inglesa, História, Educação Física, Ciências Naturais, Ciências da Computação, Pedagogia e Física.


Mais do Portal F5


  • Destaques

GTA 6: ex-funcionário revela segredos do game

GTA 6: ex-funcionário revela segredos do game A espera por GTA 6 está cada vez...

  • Destaques

Bebê reborn transforma hobby em negócio lucrativo no Pará

Bebê reborn: arte que emociona e gera renda no Pará No coração de Belém (PA),...

  • Destaques

Racismo contra Vini Jr resulta em prisões

Justiça espanhola condena torcedores por racismo contra Vini Jr Pela primeira vez, a Justiça da...