Netflix: entenda as razões do declínio da plataforma


  • Nenhum comentário
  • Destaques

A Netflix, que basicamente inventou a indústria do streaming, está perdendo milhares de assinantes, o que deixa a empresa em uma situação delicada. Um dos principais motivos são os valores dos planos atuais, mas o custo que está bem acima da proposta inicial, não é a única razão.

Creatina

Nesta semana, a Netflix anunciou que havia perdido 200.000 assinantes no primeiro trimestre de 2022, e espera perder mais dois milhões no segundo trimestre. Isso impacta inclusive o seu valor de mercado com o preço das ações da Netflix  em queda, afugentando os investidores.

Veja os principais motivos do declínio do sucesso da Netflix.

Assinaturas caras

Na sua proposta inicial, a Netflix apresentou um baixo investimento em troca de entretenimento, na época os planos custavam U$$ 7,99 por mês. No entanto, desde 2014, esse valor já foi aumentado seis vezes, resultando no valor atual de U$$ 15,49 ou R$ 55 no Brasil. Ela agora ocupa o 1º lugar, com o serviço mais caro. A HBO, por exemplo, é a segunda mais cara, mas seu valor ainda é quase a metade do que a empresa oferece: R$ 27 por mês.

Filmes e séries ruins

É verdade que a plataforma tem um catálogo variado de filmes e séries, mas o volume da sua biblioteca diminuiu muito. Um estudo apontou que desde 2014 a perda de 40% do seu volume inicial. Muitos títulos cancelados podem não estar sob o controle da Netflix, mas quanto aos seus filmes e séries originais? Ela realmente parece não saber o que fazer.

Alguns lançamentos que são horríveis e duramente criticados, até são mantidos, e alguns outros que não surtiram resultados promissores inicialmente, são removidos. Até os que tiveram boa aceitação são cancelados simplesmente, como foi o caso de GLOW.

Poucas Franquias

A Netflix está carente são grandes franquias, enquanto outros streamers estão prosperando nelas. Neste ponto, o único grande sucesso da Netflix é Stranger Things, que está acabando. The Witcher também é bastante popular, mas em menor grau, embora ela tenha aterrissado as sequências de Knives Out. Enquanto isso, o Disney+ está indo super bem com os programas da Marvel Studios e Star Wars, a Amazon tem O Senhor dos Anéis e um potencial programa de God of War, HBO Max tem séries da DC e spinoffs de Game of Thrones, e assim por diante. A Netflix não tem muito no caminho dos grandes players em sua programação agora, e com a rapidez com que está cancelando a maioria dos programas, isso provavelmente não vai mudar muito tão cedo.

Muita Concorrência

A Netflix abriu concorrência no modelo do streaming por assinatura e agora quase todos os grandes estúdios criaram ou estão criando seu próprio serviço concorrente. Além das gigantes Amazon Prime e Hulu, disputam também Disney+, HBO Max, Peacock, Paramount Plus e até a AppleTV+.

Apesar das perdas recentes, a Netflix ainda possui mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo, superando todas as outras plataformas. É provável que quase todo mundo tenha tentado a Netflix e decidido se é ou não para eles neste momento, então só faz sentido que a Netflix seja mais propensa a perder assinantes do que ganhar. Dito isto, isso não indica que a Netflix vai sair do negócio ou perder seu lugar no topo do mundo do streaming ainda. Eles também poderiam tomar medidas para tentar aliviar o problema, como baixar preços ou adquirir uma franquia blockbuster. Ainda assim, o futuro próximo parece turbulento.

Com informações de Geeklando

Spray de Pimenta


Mais do Portal F5


PGR pede mais policiamento em torno de Bolsonaro
  • Destaques

PGR pede mais policiamento em torno de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou nesta segunda-feira a favor do reforço policial nos...

Forças Armadas do Brasil enfrenta crise com EUA em exercícios
  • Destaques

Forças Armadas do Brasil enfrenta crise com EUA em exercícios

O cancelamento da Operação Formosa 2025 trouxe à tona a crescente tensão entre o Brasil...

Semana da Cultura Evangélica agita Canaã dos Carajás
  • Destaques

Semana da Cultura Evangélica agita Canaã dos Carajás

A Semana da Cultura Evangélica chega à sua 1ª edição em Canaã dos Carajás e promete transformar...