Alerta de Golpe: Falsos Apps de Imposto de Renda Roubam Dados


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Alerta de Golpe: Falsos Apps de Imposto de Renda Roubam Dados

A Receita Federal alerta os contribuintes: cuidado com os falsos aplicativos de Imposto de Renda. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) detectou a atividade de fraudadores e emitiu uma advertência.

É o momento de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, e criminosos estão aproveitando para aplicar golpes. Os estelionatários enganam os contribuintes para que baixem e instalem aplicativos de preenchimento da declaração falsificados disponíveis em lojas para dispositivos móveis, como Google Play Store e App Store.

Estes aplicativos fraudulentos são surpreendentemente semelhantes ao original da Receita, até mesmo reproduzindo a logomarca. Os incautos que usam a versão dos golpistas acabam tendo seus dados pessoais e financeiros roubados.

Para se proteger contra esses golpes, a Receita Federal aconselha que os contribuintes baixem apenas o aplicativo disponível no site oficial do Imposto de Renda. Para preencher a declaração por dispositivos móveis, use somente o aplicativo oficial.

A Receita reforça que não solicita informações por e-mail ou mensagens de texto, pedindo a correção de erros na declaração. Esta é outra prática comum dos estelionatários.

Lembre-se, a Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser entregue até as 23h59min59s de 31 de maio. A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações. Até as 15h46 desta quarta-feira (10), 30% do total esperado para este ano já havia sido enviado.

Site oficial:

Play Store:

Veja também:
Governo lança Estratégia Elas Empreendem para impulsionar empreendedorismo feminino
Meta anuncia medidas para proteger jovens de chantagens com fotos íntimas


Mais do Portal F5


  • Destaques

Jogo do Tigrinho: Desvendando os Segredos

Investigação de engenheiro de segurança cibernética revela bastidores do jogo online e alerta para falta...

  • Destaques

Polícia prende homem com fuzil anti-drones em Nova Iguaçu

Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal frustraram, na manhã de segunda-feira (15), o...

  • Destaques

Operação Santa Rota Combate Corrupção em Santaluz

A Operação Santa Rota combate corrupção em Santaluz e investiga irregularidades na contratação de transporte escolar. A...

Você não pode copiar esse texto.