Alunos da Ufra visitam obra do PROSAP
- Nenhum comentário
- Destaques
Um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção e de Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), visitou à obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Tropical. A obra é executada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
“O objetivo dessa visita foi oportunizar aos alunos o conhecimento a respeito de como funcionam os processos aqui na ETE. Somos do curso de Engenharia de Produção e é importante saber como funciona toda a parte de desenvolvimento desse grande projeto Prosap realizado em Parauapebas e quais são os seus investimentos. O objetivo maior é que os alunos possam ter uma vivência extraclasse”, destaca Thiago Fernandes, professor da Ufra, que esteve com os alunos.
A visita foi guiada por Daniel Magalhães, responsável pelo Setor de Intervenções de Abastecimento de Água e Esgoto do Prosap. “Hoje, a gente fez uma visita pra poder explicar todo o sistema de tratamento da ETE, desde o tratamento preliminar até o tratamento principal, onde será gerada uma eficiência de 95% de qualidade do efluente, até o seu descarte no rio Parauapebas”, explica.
“A visita, como um todo, clareia a imagem do projeto Prosap com a sociedade. Vemos a importância que a empresa dá para a área ambiental e para área social, e isso transparece as políticas públicas, mostrando para onde o investimento está indo”, observa o aluno do curso de Administração da Ufra, Ennio Medeiros.
Com previsão de entrega para março de 2023, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Tropical já está com 50% da obra realizada. Segundo o engenheiro civil do Prosap e fiscal da ETE, Wallas Ribeiro, atualmente, estão sendo realizadas as obras da elevatória de esgoto bruto, do sistema de tratamento preliminar 2 e dos tanques de lodo ativado que terão capacidade de vazão máxima de 100 litros por segundo. Após concluída, a ETE beneficiará cerca 43 mil habitantes dos bairros Tropical, Popular 2 (Habitar Feliz), Polo Moveleiro, Minérios e Vila Nova.
Fonte: Assessoria de Comunicação | PMP
Veja também:
Prosap reforça protocolo de segurança para chuvas intensas
Prosap alerta sobre riscos de caminhar em áreas de obras