‘Ciclo Saúde’ certifica jovens nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Jovens são certificados após um ano de capacitação em temas relacionados à atenção, prevenção e promoção da saúde

O Ciclo Saúde certificou jovens nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles como Construtores Ciclo Saúde. A ação integra conjunto de atividades que o projeto promove, desde 2015, e estão contribuindo para o fortalecimento da Atenção Básica em Parauapebas. O Ciclo Saúde é  uma iniciativa da Fundação Vale e da Wheaton, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), apoiada pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

Durante um ano, 43 jovens e adolescentes, além de 14 profissionais das unidades de saúde das comunidades participaram de 130 horas de formação, abordando temas relacionados à atenção, prevenção e promoção da saúde. Outra ação do projeto consistiu na doação de materiais audiovisuais e kits para educação e atividades coletivas nas unidades de saúde e em outros espaços, como as escolas das vilas.

Jovens construtores certificados pelo Projeto Ciclo Saúde na vila Sansão

Segundo o gerente de Projetos Sociais da Fundação Vale, Marcos Reys, a proposta de atuação da Fundação é contribuir com o desenvolvimento territorial sustentável nas áreas de influência da Vale, com iniciativas sociais voluntárias. “Para nós, a promoção do desenvolvimento não pode ser feita de forma isolada, nem ter apenas um único responsável. Requer o envolvimento dos setores público e privado, e também a participação da sociedade”, destaca.

Para Reys, esta é a base dos Jovens Construtores. “O grupo de jovens, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e a comunidade se uniram para propor ações de promoção de saúde relacionadas as principais questões identificadas nas Vilas Sanção e Paulo Fonteles. Esse engajamento de todos demonstra como é possível promover mudanças positivas quando unimos esforços para objetivos comuns, comemora Reys.

Durante a realização das capacitações do projeto, os Jovens Construtores promoveram cinco ações focadas na promoção da saúde e bem-estar. Torneio de vôlei beneficente, Super Idoso e ação do dia das mães, mobilizaram membros da comunidade e parceiros locais, além das secretarias municipais da Mulher e da Juventude.

Para a enfermeira das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades, Indiana Sousa, o Ciclo Saúde consolidou uma forte parceria entre os jovens e os profissionais nas vilas. “Nós estamos aqui para começar uma nova etapa. Este elo não será quebrado. Nós vamos continuar nossos encontros, com as nossas ações, porque o objetivo é promover saúde para a comunidade. Nossos jovens estão de parabéns”, afirmou.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Jogo do Tigrinho: Desvendando os Segredos

Investigação de engenheiro de segurança cibernética revela bastidores do jogo online e alerta para falta...

  • Destaques

Polícia prende homem com fuzil anti-drones em Nova Iguaçu

Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal frustraram, na manhã de segunda-feira (15), o...

  • Destaques

Operação Santa Rota Combate Corrupção em Santaluz

A Operação Santa Rota combate corrupção em Santaluz e investiga irregularidades na contratação de transporte escolar. A...

Você não pode copiar esse texto.