Curativo Eletrônico Acelera Cicatrização em 30%


  • Nenhum comentário
  • Academia Nerd

Curativo Eletrônico Acelera Cicatrização em 30%

Os pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, desenvolveram um curativo eletrônico capaz de acelerar em até 30% o processo de cicatrização dos machucados. O dispositivo estimula a cicatrização através da eletroterapia e consegue monitorar e avisar o processo de cura em tempo real, além de ser facilmente absorvido pelo corpo após a conclusão do tratamento.

Curativo Eletrônico Acelera Cicatrização em 30%

O curativo eletrônico é produzido com molibdênio, um metal muito utilizado para fabricação de componentes eletrônicos. Não possui bateria e transmite as informações sem fio por tecnologia NFC.

O estudo que mostra o desenvolvimento do produto experimental foi publicado na revista Science Advances. O novo dispositivo pode ser especialmente útil para pacientes com diabetes.

O curativo foi desenvolvido para auxiliar em processos de cicatrização difíceis, que necessitam de monitoramento, como é o caso de pessoas com diabetes.

Curativo Eletrônico Acelera Cicatrização em 30%

Um dos agravantes da diabetes mellitus, ou tipo 2, é a dessensibilização das extremidades, que acometem, por exemplo, os pés, onde os pacientes sentem menos dor, e ferimentos simples podem não ser percebidos e acabam se tornando graves, com risco de amputação do membro por falta de tratamento.

Em testes com camundongos diabéticos, o material demonstrou cicatrizações 30% mais rápidas e a possibilidade de monitoramento do processo, indicando quando havia problemas para o fechamento do ferimento.

A ideia de um curativo absorvível não ser novidade, esse é o primeiro curativo com componentes eletrônicos capaz de ser biodegradado pelo corpo.

Curativo Eletrônico Acelera Cicatrização em 30%

Em um comunicado publicado pela universidade, os cientistas citaram outras vantagens do curativo, como acessibilidade, pelo baixo custo de fabricação, e características ergonômicas, pois o produto é leve, maleável e ajustável, sem gerar desconforto durante estimulações.

Os testes agora devem seguir com animais maiores e depois em humanos. Mas os pesquisadores esperam que o produto logo esteja disponível para comercialização.

 


Mais do Portal F5


  • Academia Nerd

JUMANJI – PS5 traz aventura cooperativa envolvente

Quem nunca sonhou em viver dentro de um jogo de aventura como nos filmes? Explorar...

  • Academia Nerd

Filme Minecraft alcança sucesso e desbanca Sonic 3

O Filme Minecraft continua quebrando recordes de bilheteira e já é a segunda maior adaptação de um...

  • Academia Nerd

Metro 2033 Redux grátis no Xbox até 16 de abril

A 4A Games, desenvolvedora ucraniana de renome, anunciou que Metro 2033 Redux está disponível de graça no...

Você não pode copiar esse texto.