Curionópolis promove “Julho Amarelo” para prevenir hepatites
- Nenhum comentário
- Destaques
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde de Curionópolis (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou uma campanha em alusão ao Julho Amarelo na Unidade Básica de Saúde do Bairro Planalto. A escolha da cor amarela faz alusão ao processo de denominado icterícia, em que o paciente acometido por hepatite apresenta colocarão de pele amarelada.
Durante a ação, promovida na manhã de terça (17), houve a distribuição de panfletos educativos, preservativos e orientação sobre as maneiras de prevenir hepatites virais. Também foram realizados 85 testes rápidos de diagnóstico para Hepatites B e C, Sífilis e HIV. “Uma ação dessas, é importante para todos nós, porque é preciso cuidar da saúde para termos mais tempo de vida” disse Raimunda da Cruz, dona de casa.
“As hepatites virais são um problema de saúde pública, precursora das doenças que podem causar o câncer de fígado, daí a importância de fazer a prevenção e obter o diagnóstico precoce que possibilita ao paciente com resultado [de exame] positivo uma sobrevida maior, recebendo o tratamento adequado”, disse Flávia de Araújo, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Curionópolis.
A Semsa também promoverá uma capacitação para os funcionários da área da saúde que atuam no município e disponibilizará testes rápidos para serem realizados nos postos de saúde. O objetivo é tornar mais acessível a realização dos testes pela população, principalmente no caso de mulheres grávidas que irão iniciar o pré-natal.
De acordo com a secretária de saúde, Kelma Oliveira, o dia 17/07 foi escolhido como dia “D de Combate às Hepatites Virais”, sendo que há a intenção de realizar a campanha anualmente em Curionópolis. “Hoje foram realizados 85 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais e estamos contentes com os resultados. Em breve, as testagens estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e na Santa Casa de Misericórdia de Serra Pelada” explicou Kelma, acrescentando que atualmente os testes podem ser realizados no Laboratório Municipal de Curionópolis.