Curionópolis promove “Julho Amarelo” para prevenir hepatites


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde de Curionópolis (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou uma campanha em alusão ao Julho Amarelo na Unidade Básica de Saúde do Bairro Planalto. A escolha da cor amarela faz alusão ao processo de denominado icterícia, em que o paciente acometido por hepatite apresenta colocarão de pele amarelada.

Durante a ação, promovida na manhã de terça (17), houve a distribuição de panfletos educativos, preservativos e orientação sobre as maneiras de prevenir hepatites virais.  Também foram realizados 85 testes rápidos de diagnóstico para Hepatites B e C, Sífilis e HIV. “Uma ação dessas, é importante para todos nós, porque é preciso cuidar da saúde para termos mais tempo de vida” disse Raimunda da Cruz, dona de casa.

Foram realizados testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, Sífilis e HIV

“As hepatites virais são um problema de saúde pública, precursora das doenças que podem causar o câncer de fígado, daí a importância de fazer a prevenção e obter o diagnóstico precoce que possibilita ao paciente com resultado [de exame] positivo uma sobrevida maior, recebendo o tratamento adequado”, disse Flávia de Araújo, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Curionópolis.

A Semsa também promoverá uma capacitação para os funcionários da área da saúde que atuam no município e disponibilizará testes rápidos para serem realizados nos postos de saúde. O objetivo é tornar mais acessível a realização dos testes pela população, principalmente no caso de mulheres grávidas que irão iniciar o pré-natal.

Julho Amarelo será realizado anualmente em Curionópolis

De acordo com a secretária de saúde, Kelma Oliveira, o dia 17/07 foi escolhido como dia “D de Combate às Hepatites Virais”, sendo que há a intenção de realizar a campanha anualmente em Curionópolis. “Hoje foram realizados 85 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais e estamos contentes com os resultados. Em breve, as testagens estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e na Santa Casa de Misericórdia de Serra Pelada” explicou Kelma, acrescentando que atualmente os testes podem ser realizados no Laboratório Municipal de Curionópolis.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Vale abre vagas de estágio no Pará

A mineradora Vale, referência global no setor de mineração, está com inscrições abertas para o Programa...

  • Destaques

Justiça Autoriza Transfusão de Sangue em Bebê Contra Vontade dos Pais

Decisão Judicial Prioriza Vida de Recém-Nascido A Justiça de Ilhéus, Bahia, autorizou uma transfusão de...

  • Destaques

Polícia Federal Interrompe Atividade de Mineradora Clandestina no Pará

Cumaru do Norte (PA) — Em uma ação decisiva, a Polícia Federal (PF) desmantelou uma operação...

Você não pode copiar esse texto.