Enchente desabriga centenas de famílias em Marabá


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Enchentes desabrigam várias famílias em Marabá, sudeste do Pará. Crédito: Magno Barros

Conforme o último boletim da Defesa Civil desta terça-feira, 4, mais de 350 famílias foram retiradas de suas casas devido às fortes chuvas que atingem áreas de risco em Marabá, no sudeste do Pará. A prefeitura já havia decretado situação de emergência por conta das enchentes em vários bairros da cidade, que pode ser considerada a maior cheia dos rios do município dos últimos 18 anos.

Mini Compressor de Ar Com Calibrador

Segundo a nota da prefeitura, a Defesa Civil de Marabá, juntamente com o Exército, realizou mais de 350 mudanças, com mais 325 programadas. As famílias estão sendo levadas para oito abrigos oficiais da Prefeitura. Mais dois estão sendo construídos na Avenida Sororó e Folha 33. Para o serviço de mudança, o município conta com 20 caminhões, sendo seis do Exército.

O Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, já informou que estão recebendo pedidos de ajuda nos municípios de Marabá, Pau d’ Arco e Bom Jesus do Tocantins e que já estão dando suporte aos atingidos pelas chuvas.

A Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários já está cadastrando as famílias atingidas para o acolhimento, entrega de colchões, kits de higiene, distribuição de cestas básicas e atendimento médico.

Aumento do nível dos rios

Esta pode ser a maior cheia dos rios, em Marabá, dos últimos 18 anos. Crédito: Prefeitura de Marabá/@drone.mrb

De acordo com a previsão, a alta do nível do rio desta semana pode chegar até 13,25 metros, conforme o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado pela Eletronorte.

O serviço meteorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) também informou que os valores máximos de precipitação para o mês de janeiro, somente para a região metropolitana de Belém, apontam em torno de 400 a 500 mm/mês, enquanto na climatologia mínima estes valores podem ocorrer entre 300 e 400 mm/mês.

De acordo com a análise da previsão, grande parte do estado do Pará apresenta possibilidade para chuvas acima do normal, que podem atingir grande parte do sudeste e sudoeste paraense. No extremo sul do estado, a previsão indica chuvas dentro da normalidade, exceto pela porção sul da Calha Norte, oeste do Marajó e Baixo Amazonas, onde se espera volumes de chuvas muito acima do normal.

Para o nordeste paraense, a climatologia indica que na faixa litorânea a chuva pode atingir em torno de 500 mm/mês. Para a porção norte do sudeste do estado espera-se entre 300 e 400 mm/mês de chuva para este mês.

Sobre a mesorregião sudoeste, próximo aos municípios de Trairão e Itaituba, as chuvas devem alcançar valores de 500 mm/mês. Sobre o nordeste do Marajó, também podem ter áreas que tenham acumulados de 500 mm/mês.

Apenas para alguns municípios localizados no extremo sudeste e extremo norte da Calha Norte, o volume de chuvas pode alcançar os menores valores, de 75 mm no mês de janeiro.

Prime Vídeo


Mais do Portal F5


“Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado” volta aos cinemas
  • Destaques

“Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado” volta aos cinemas

Novo “Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado”, volta com sangue, segredos e...

Tenha Conta de luz gratuita pelo Cadastro Único
  • Destaques

Tenha Conta de luz gratuita pelo Cadastro Único

Cadastro Único é o caminho para benefícios sociais em 2025 O Cadastro Único tem sido...

Parauapebas ganhará super parque aquático
  • Destaques

Parauapebas ganhará super parque aquático

Parque aquático em Parauapebas muda cenário econômico da cidade O Parque aquático em Parauapebas chega...