A Estação de Tratamento de Esgoto Tropical em Parauapebas já completou 80% do seu cronograma. Este avanço, que faz parte do Programa de Saneamento Ambiental, beneficiará diretamente 43 mil habitantes. A estação usa tecnologia avançada, como o reator UASB e o sistema de lodos ativados, para tratar esgoto de forma eficiente. Além de melhorar a saúde pública, a obra também preserva o meio ambiente, evitando a contaminação do Igarapé Lajeado e do Rio Parauapebas.
A primeira etapa das obras já está quase concluída, com as estruturas civis finalizadas e os trabalhos elétricos e hidráulicos em andamento. A estação receberá todo o esgoto da Bacia do Lajeado, assegurando um tratamento adequado. Após a conclusão da segunda etapa, a capacidade de tratamento aumentará significativamente, atendendo uma população maior com uma rede coletora extensa e estações elevatórias.
Esta obra não só melhora a qualidade de vida da população local, mas também demonstra o compromisso de Parauapebas com a sustentabilidade e a saúde pública.
Veja também:
Festival Jeca Tatu 2024 traz “Gente que Brilha”
Super JEPs acontece em Parauapebas pela primeira vez