Ex-presidente Lula é condenado por corrupção


  • Nenhum comentário
  • Notícias

Os desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) mantiveram, com unanimidade, a condenação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no recebimento de um imóvel da construtora OAS, um triplex que fica no Guarujá.

O julgamento em segunda instância ocorreu nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre (RS). Os desembargadores João Pedro Gebran Neto (relator do recurso), o presidente da 8ª Turma do Tribunal, desembargador Leandro Paulsen, e o magistrado Victor Laus, votaram pela condenação do líder petista e pelo aumento da pena para 12 anos e um mês de prisão.

O Portal F5 fez a transmissão ao vivo do julgamento, em sua fanpage no Facebook, e manteve o seu público atualizado com as principais informações no decorrer do julgamento.

Resumo das publicações

Portal F5 · 1:49:48 Desembargador Victor Laus vota pela manutenção da condenação do ex-presidente Lula.

Portal F5 · 1:34:27 O ex-presidente vai ser preso?
É muito improvável que Lula seja preso logo após o julgamento, mesmo em caso de condenação. O TRF-4 disse, por meio da assessoria de imprensa, que um eventual mandado de prisão só será emitido depois que todos os recursos possíveis no próprio tribunal forem julgados, o que demoraria pelo menos um mês. E mesmo depois de decididos os recursos, a prisão não é certa.

Fonte: BBC Brasil

Portal F5 · 1:28:28 Carros da Tropa de Choque da Polícia Militar chegam à Praça da República, na região central de São Paulo, onde manifestantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) se concentram para um ato a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Policias militares e guardas civis metropolitanos também estão no local.

Duas faixas da Avenida Ipiranga foram interditadas pela chegada de manifestantes da União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e de outros grupos militantes de moradia. Um carro de som está montado em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Educação. (Fonte: O Estado de S. Paulo).

Portal F5 · 1:09:21 “Se alguém fez algo de errado, essa pessoa responde pelo crime. Ponto. É disso que se trata. Para que se chegue à conclusão de que alguém está envolvido com esse crime, é preciso provar”, defende Laus.

Portal F5 · 1:04:25 Em Parauapebas, integrantes de movimentos sociais e partidos políticos de esquerda fazem manifesto de apoio ao ex-presidente Lula. A concentração dos manifestantes é no CDC.

Portal F5 · 3:52:51 “Aqui ninguém pode ser absolvido por ter costas largas, ou ser condenado por ter costas quentes”, Leandro Paulsen, desembargador que está se pronunciando neste momento no julgamento

Portal F5 · 3:30:42 A sessão de julgamento do recurso de Lula retorna, neste momento. O primeiro desembargador que votou, João Pedro Gebran Neto, decidiu aumentar a pena total imposta ao petista pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Em vez de 9 anos e 6 meses, o magistrado pediu, em seu voto, pena de 12 anos e meio de reclusão de regime fechado. Vota agora o desembargador Leandro Paulsen e seguida Victor Laus.

Portal F5 · 39:57 O desembargador Gebran Neto derrubou todas as teses da defesa do ex-presidente. Tudo indica que seu voto será pela manutenção da sentença de condenação do Lula.

Portal F5 · 28:22 Três desembargadores federais terão a tarefa de decidir sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato. A eles, caberá analisar o recurso da defesa e um pedido de aumento da pena feito pelos procuradores. Gebran Neto é o relator e se pronuncia neste momento.

Portal F5 · 22:25 Para Gebran, desembargador federal que justifica agora o seu voto, Lula era o “garantidor de um esquema maior que tinha por finalidade o financiamento de partidos”. O desembargador afirma também que o ex-presidente agia nos bastidores nomeando e trabalhando pela manutenção de agentes políticos em cargos para manter a organização criminosa.

 

Entenda neste vídeo produzido pela BBC Brasil como foi o julgamento do ex-presidente e quais os possíveis encaminhamentos futuros.

 


Mais do Portal F5


  • Notícias

Polícia prende homem com fuzil anti-drones em Nova Iguaçu

Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal frustraram, na manhã de segunda-feira (15), o...

  • Notícias

Operação Santa Rota Combate Corrupção em Santaluz

A Operação Santa Rota combate corrupção em Santaluz e investiga irregularidades na contratação de transporte escolar. A...

  • Notícias

Reforma do Ensino Médio no Brasil com Novidades para 2025

A Câmara dos Deputados aprovou uma significativa reforma do ensino médio no Brasil, cujas mudanças...

Você não pode copiar esse texto.