Fórum de Parauapebas inaugura Centro de Conciliação


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Na XIII Semana Nacional de Conciliação, que deve ocorrer de 5 a 9 de novembro em todo o país, o Fórum de Parauapebas vai inaugurar o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC).

 O CEJUSC, conhecido no Fórum de Belém como ‘Quintal da Conciliação’ e no Fórum de Macapá como ‘Cantinho da Conciliação’, é uma unidade ligada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de solução de Disputas (NUMEPEC) e foi desenvolvido para benefício da população, proporcionando agilidade na resolução de processos.

Nos Fóruns de Belém-PA e Macapá-AP, os CEJUSCs têm apresentado média de 40% de conciliações nas audiências realizadas. Para ampliar o sucesso, o TRT8 oferecerá mais um espaço destinado a conciliação, dessa vez no município de Parauapebas.

O Fórum de Parauapebas, que comporta quatro varas trabalhistas e ainda não disponibilizava de um CEJUSC, criou um espaço específico para acolher as conciliações num ambiente um pouco diferente de Belém, mas também propício para as pessoas conciliarem.

O espaço passa pelos últimos ajustes e será inaugurado no dia 6 de novembro. Na ocasião a Desembargadora Valquíria Norat, coordenadora do NUMEPEC estará presente para a realização da cerimônia de abertura.

A empresa Vale, uma das maiores litigantes da região, tendo por sua representante a Advogada Lívia Nobre, esteve em reunião com a magistrada Suzana dos Santos, Juíza titular da 2ª VT de Parauapebas e coordenadora do CEJUSC, na oportunidade a empresa se colocou à disposição para mandar uma relação de processos que já foram julgados e que estão em processo de recurso de revista, tendo assim a oportunidade de conciliar.

A princípio, a pauta prevista para XIII Semana da Conciliação já possui oito audiências na terça (6) e quarta-feira (7). Após a semana o CEJUSC funcionará normalmente pelo período da tarde, podendo posteriormente haver mudança nos horários.

Quer conciliar?

Os interessados que possuam processos tramitando no Fórum de Parauapebas devem procurar a Vara onde o processo se encontra e verificar se ele pode entrar na pauta da Semana.
A conciliação pode ser solicitada em qualquer momento do processo, tanto por empregados quanto por empresas.

Saiba mais sobre a Semana Nacional de Conciliação

A XIII Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo CNJ e se realizará entre 5 e 9 de novembro de 2018 em todo o País. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Adolescente Mata Família em SP e Choca a Comunidade Local

Um adolescente de 16 anos chocou a cidade de São Paulo ao confessar ter assassinado...

  • Destaques

Programa de Formação Profissional da Vale Expande Oportunidades

A Vale lançou um Programa de Formação Profissional (PTP) para capacitar indivíduos com as habilidades...

  • Destaques

Câmara de Parauapebas aprova campanha contra crimes cibernéticos

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou uma campanha de conscientização e prevenção contra crimes cibernéticos....

Você não pode copiar esse texto.