Golpe de mensagens falsas sobre multa e acesso ao X


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Golpe de mensagens falsas sobre multa e acesso ao X

Mini Compressor de Ar Com Calibrador

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta importante sobre um golpe que usa mensagens falsas, VPN e a rede social X (antigo Twitter). A plataforma, propriedade de Elon Musk, teve seu funcionamento suspenso no Brasil no último fim de semana.

Além de suspender o X no país, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que qualquer pessoa que tente acessar a rede social utilizando “subterfúgios tecnológicos” enfrentará uma multa de R$ 50 mil. Infelizmente, criminosos estão se aproveitando dessa situação.

Golpe de Mensagens Falsas

De acordo com a Anatel, o golpe funciona da seguinte maneira: mensagens eletrônicas falsas, enviadas por e-mail e outros meios digitais, utilizam o nome da agência para notificar os usuários sobre uma multa por acessarem o X via VPN.

Para proteger-se desse golpe, a Anatel recomenda que, se você receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexo, não clique em nenhum link e exclua a mensagem imediatamente.

Golpe de mensagens falsas sobre multa e acesso ao X

Decisão do STF sobre o X

Na segunda-feira, 2, a Primeira Turma do STF confirmou a decisão do ministro Moraes de suspender o funcionamento do X no Brasil. Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux acompanharam Moraes na decisão unânime. A multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar a plataforma usando VPN continua em vigor.

Luiz Fux, o último a registrar seu voto no sistema do STF, fez uma ressalva. Ele afirmou que a suspensão do X no Brasil deve ser aplicada de forma a não afetar pessoas naturais e jurídicas que não estejam envolvidas no processo.

Impacto nas Empresas de Elon Musk

Após o anúncio da decisão, a Starlink, empresa de internet via satélite também pertencente a Elon Musk, anunciou que cumpriria a ordem judicial para bloquear o X no Brasil. Além disso, a SpaceX, outra companhia do bilionário, decidiu retirar seus funcionários do país. A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, também aconselhou os funcionários a evitar viagens ao Brasil, tanto a trabalho quanto a lazer.

Veja também:

Spray de Pimenta

Deolane Bezerra Liberta da Prisão, Mãe Continua Detida
Ofensiva Judicial contra X: Impacto no Investimento no Brasil


Mais do Portal F5


  • Destaques

Brasil se Destaca em Competição de Robótica Assistiva

Unicamp Brilha em Competição de Robótica Assistiva A equipe do Advanced Robotics Laboratory (AdRoLab) da...

  • Destaques

Jogos de Futebol Hoje Domingo: 21/06/25 Palpites e Transmissão

Resumo: Hoje teremos grandes confrontos pela Copa do Mundo de Clubes da FIFA™, com destaque...

  • Destaques

Acidente com balão em SC Repercute Internacionalmente

Tragédia em Praia Grande: balão de ar quente cai e mata oito Um acidente envolvendo...