Ler está em 10º lugar na preferência dos brasileiros


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Estimular o gosto pela leitura é uma tarefa e tanto. O prazer de ler livros está em 10º lugar no gosto dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro. Fica atrás de outras preferências como assistir televisão, escutar música ou rádio, usar a internet, ficar com amigos e família ou usar WhatsApp e Facebook. Mas, um personagem pode revelar a senha para este novo mundo do conhecimento e da imaginação proporcionada pelos livros: os agentes das bibliotecas escolares.

Em Canaã, a rede de bibliotecas das escolas municipais e a sala de leitura da Casa da Cultura terão profissionais de educação ainda mais preparados para esse papel. A Fundação Vale, em parceria com a secretaria de Educação, trouxe para o município o projeto Rotas e Redes Literárias. O objetivo principal é ampliar o acesso ao livro literário e o número de leitores por meio da formação dos profissionais de educação como mediadores de leitura, além do fortalecimento de uma rede leitora na região.

Educadores das Escolas públicas do município e da Casa da Cultura na abertura do projeto Rotas e Redes

Formação e doação de livros

O projeto conta com a consultoria e experiência do Instituto de Arte Tear.  Na formação, 40 educadores participarão de encontros mensais até outubro por meio de oficinas participativas, que fortalecem e fazem ampliar o interesse pela leitura com uso de diferentes linguagens da arte (contação de histórias, teatro, dança, música, artes visuais e artemidias). Além disso, serão doados livros para 21 escolas de Canaã, em complementação ao acervo existente

Vantagens da leitura

A pesquisa do Instituto Pró-livro apontou ainda o quê a leitura significa para os que leem. A leitura traz conhecimento, traz atualização e crescimento profissional, ensina a viver melhor entre outros tantos ganhos foram alguns dos principais ganhos citados.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Adolescente Mata Família em SP e Choca a Comunidade Local

Um adolescente de 16 anos chocou a cidade de São Paulo ao confessar ter assassinado...

  • Destaques

Programa de Formação Profissional da Vale Expande Oportunidades

A Vale lançou um Programa de Formação Profissional (PTP) para capacitar indivíduos com as habilidades...

  • Destaques

Câmara de Parauapebas aprova campanha contra crimes cibernéticos

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou uma campanha de conscientização e prevenção contra crimes cibernéticos....

Você não pode copiar esse texto.