Lula toma posse como presidente da República
- Nenhum comentário
- Destaques
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu seu terceiro mandato na Presidência da República no domingo, 1º de janeiro 2023. O evento de posse contou com convidados e autoridades estrangeiras, ao todo foram 65 delegações de chefes e vices-chefes de Estado, de governo e de poder, além de ministros de negócios estrangeiros, enviados especiais e representantes de organismos internacionais.
O evento também contou com mais de 60 artistas que participaram do evento nomeado Festival do Futuro.
Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), chegaram à Catedral Metropolitana de Brasília às 14h30 para fazer um trajeto de 1,4 quilômetro até o Congresso Nacional, onde foram empossados. Por volta de 16h40, deixaram o Congresso rumo ao Palácio do Planalto, para a passagem da faixa presidencial.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se negou passar a faixa para o presidente eleito Lula (PT), no entanto a faixa presidencial foi passada ao presidente por 8 pessoas, representando a sociedade civil brasileira que simbolizam sua diversidade, entre elas, um menino e uma mulher representando os negros, um jovem ativista na luta anticapacitista e um indígena.
- Francisco, 10 anos, morador de Itaquera
- Aline Sousa, 33 anos, catadora
- Cacique Raoni
- Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
- Murilo Jesus, 28 anos, professor
- Jucimara Santos, cozinheira
- Ivan Baron, influencer PcD
- Flávio Pereira, 50 anos, artesão
A escolha foi uma forma de ter mais representatividade no momento solene. O grupo é composto por brasileiros e representa a diversidade da população. Lula recebeu a faixa da presidente da Rede Centcoop (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis) do Distrito Federal, Aline Souza, 33 anos.