Mapa Cultural de Parauapebas fortalece a cultura


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Mapa Cultural de Parauapebas fortalece a cultura

Iniciativa pioneira aproxima artistas, projetos e poder público

A cultura de Parauapebas acaba de alcançar um marco importante: mais de 300 agentes culturais já se cadastraram no Mapa Cultural de Parauapebas, uma plataforma digital inovadora que organiza, conecta e valoriza artistas, coletivos, espaços, eventos e projetos do município. Com essa adesão expressiva, Parauapebas se torna o primeiro município do Pará a implementar o sistema, que já opera nos níveis estadual e nacional.

Creatina

Segundo o secretário municipal de Cultura, Jhônatas Santos, a secretaria tem promovido reuniões desde o início do ano para incentivar o uso da plataforma entre os fazedores de cultura locais. “Somos o primeiro município do estado a usar esta plataforma de gestão. Desde o início do ano, estamos realizando reuniões com os produtores culturais de Parauapebas para estimular o cadastramento na ferramenta, que traz diversos benefícios e soluções de mapeamento de quem faz cultura por aqui”, afirmou.

A iniciativa representa um passo estratégico na consolidação de políticas públicas para o setor cultural. Ao organizar dados e perfis de quem atua com arte e cultura na cidade, o sistema facilita o acesso a oportunidades e estimula o protagonismo de artistas locais.

Ferramenta gratuita facilita acesso a editais e visibilidade para agentes culturais

Além de servir como banco de dados público, o Mapa Cultural de Parauapebas permite que agentes culturais participem de editais, chamadas públicas e programas de fomento promovidos pelos governos municipal, estadual e federal. A plataforma também divulga eventos, projetos e ações culturais, facilitando a articulação entre artistas e o poder público.

A ferramenta é gratuita e acessível a todos os interessados. Cada agente cultural tem um perfil público com informações, fotos, vídeos e links, como é o caso do artista Tom Ferreira, cujo portfólio está disponível no endereço:
📍🔗 Perfil de Tom Ferreira

O Mapa também se torna um recurso valioso para pesquisadores, gestores e organizadores de eventos que desejam conhecer mais sobre a produção artística local e apoiar ações culturais em diversas áreas, como música, dança, artes visuais, teatro e literatura.

Como se cadastrar e obter apoio da Secult

Todos os agentes culturais de Parauapebas podem se cadastrar diretamente pelo site:
🔗 mapacultural.parauapebas.pa.gov.br

Para dúvidas, sugestões ou orientações, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Centro Cultural de Parauapebas, localizado no bairro Alvorá, zona sudeste da cidade.

Com essa ferramenta, a Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura local, promovendo inclusão, visibilidade e acesso a oportunidades para quem vive da arte.

Creatina

Veja também:

Vereadora de Marabá acusa prefeito e gera crise
Gripe aviária: caso suspeito mobiliza autoridades no Pará


Mais do Portal F5


  • Destaques

Totens de Segurança chegam em Parauapebas

Totens de Segurança elevam o controle urbano em Parauapebas Parauapebas vem se destacando no cenário...

  • Destaques

Street Fighter live-action terá Momoa e Centineo

O universo de Street Fighter live-action está ganhando forma e já começou a empolgar os...

  • Destaques

One Piece acelera rumo à conclusão

One Piece se tornou um dos maiores fenômenos da cultura pop mundial. Criada por Eiichiro...