Mulheres de Barro atuam na difusão da identidade cultural da região de Carajás
- Nenhum comentário
- Destaques
Cooperativa Mulheres de Barro participou da 46ª Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo
A cooperativa Mulheres de Barro também marcou presença durante a 46ª Abav Expo Internacional de Turismo, realizada em São Paulo, apresentando a produção de peças cerâmicas do municípios paraense de Parauapebas.
Durante a feira, os visitante puderam conferir objetos de decoração e utilitários feitos de barro, inspirados em artefatos cerâmicos datados de 6 mil anos, encontrados em pesquisas arqueológicas realizadas na Serra dos Carajás, na Floresta Tapirapé-Aquiri, utilizados pelos primeiros habitantes da região.
A coordenadora do Centro Mulheres de Barro, Sandra Santos, ressalta a importância da participação em mais um evento internacional. “Em 2017, estivemos na Exposibram, em Belo Horizonte. Este ano, tivemos a honra de integrar a rota turística City Tour de Parauapebas e também participar da Abav, a convite do Departamento de Turismo do nosso município”, comemora. “Nós estamos trabalhando na difusão da identidade cultural de Carajás e, dessa forma, estamos contribuindo para a valorização do patrimônio artístico-arqueológico da nossa região”, comenta.
Cooperativa Mulheres de Barro, que integra a rota turística City Tour de Parauapebas, participou da 46ª Abav
Sobre o Centro Mulheres de Barro
O espaço, que este ano comemora dois anos de atuação, apresenta ao público a exposição permanente “Mulheres de Barro: identidade e memória”. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás – Mulheres de Barro que conta com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
O Centro Mulheres de Barro promove também oficinas de educação patrimonial e técnicas cerâmicas que abordam temas relacionados à cultura (memórias pessoais, coletivas, diversidade e identidade) e bens culturais materiais (artefatos arqueológicos, obras de arte e aparelhos culturais). Os bens culturais imateriais (música, dança, celebrações e histórias orais) e de patrimônio natural (Floresta Nacional de Carajás, cachoeira do beija, rio Parauapebas e o ipê, árvore símbolo do município) também foram trabalhados nos grupos deste ano.
Para conhecer
Centro Mulheres de Barro
Endereço: Alameda Castelo /Branco, quadra 187 – lote 107 (ao lado do Mercado do bairro Rio Verde, em Parauapebas – entrada pela rua Araguaia).
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado das 8h às 18h.
Confira abaixo, vídeo produzido pelo PortalF5, há um ano, sobre o Centro Cultural Mulheres de Barro.
Matéria completa AQUI.
Cabo Reforçado USB P/USB-C 2M Compatível com iPhone iPad 2 Metros Carregamento Super Turbo 30W 3A Reforçado Transferência 400Mbs Premium
R$ 9,90 (as of 23/08/2025 16:46 GMT -03:00 - More infoOs preços e a disponibilidade dos produtos são precisos na data/hora indicada e estão sujeitos a alterações. Quaisquer informações de preço e disponibilidade exibidas em [site(s) relevante(s) da Amazon, conforme aplicável] no momento da compra serão aplicadas à compra deste produto.)Cabo USB-C Tipo Lightning Trançado De Nylon Branco Compatível com iPhone 14/13/12/11/XR/XS/8/7/SE/XR iPad Certificado Premium
R$ 26,89 (as of 23/08/2025 16:46 GMT -03:00 - More infoOs preços e a disponibilidade dos produtos são precisos na data/hora indicada e estão sujeitos a alterações. Quaisquer informações de preço e disponibilidade exibidas em [site(s) relevante(s) da Amazon, conforme aplicável] no momento da compra serão aplicadas à compra deste produto.)Auto Amazon Links: No products found. WEB_PAGE_DUMPER: The server does not wake up: https://web-page-dumper.herokuapp.com/ URL: https://www.amazon.com.br/gp/most-wished-for/ Cache: AAL_ab03acf0035f838c69a4ef8906282b78