Nikolas Ferreira denuncia fraude bilionária no INSS


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Nikolas Ferreira denuncia fraude bilionária no INSS

Mini Compressor de Ar Com Calibrador

Em mais uma investida de forte repercussão nas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a mobilizar a internet ao denunciar um esquema bilionário de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A publicação, feita na noite desta terça-feira (6), já acumula mais de 34 milhões de visualizações em menos de 24 horas, reacendendo o debate sobre transparência e responsabilidade na gestão pública.

Denúncia com impacto digital massivo

Utilizando a mesma fórmula que viralizou no caso do Pix, com 200 milhões de visualizações em um único dia, Nikolas Ferreira recorreu a uma produção de alto impacto, com direito a envelhecimento digital no final do vídeo. A metáfora visual reforça sua crítica sobre os prejuízos sofridos por aposentados ao longo do tempo.

“Para chegar aqui diferente no futuro, a gente precisa fazer algo diferente agora”, declarou o deputado, em referência direta aos milhões de brasileiros atingidos pela fraude no INSS. O congressista ainda disparou contra o atual governo, ao afirmar que o esquema de R$ 6,5 bilhões “se intensificou” durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, o parlamentar criticou a proposta de usar recursos públicos para ressarcir os lesados. “As vítimas vão ressarcir as vítimas. E os criminosos seguirão livres. Assim fica fácil roubar”, afirmou.

Pressão por CPI e apuração de responsabilidades

Nikolas Ferreira convocou seus seguidores a pressionarem os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo da fraude no INSS. Segundo ele, essa seria a única forma de evitar que o caso seja abafado.

A operação que revelou o esquema foi deflagrada em 23 de abril pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal. As investigações apontam que entidades teriam realizado descontos associativos não autorizados em benefícios de aposentados entre 2019 e 2024. Estima-se que mais de R$ 6 bilhões foram desviados.

A gravidade da situação provocou a demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. O caso ganhou novos contornos após o Tribunal de Contas da União (TCU) identificar mais de 35 mil reclamações de segurados apenas em 2023.

Dataprev sob escrutínio

A denúncia ganhou força na Câmara dos Deputados, especialmente entre os parlamentares do partido Novo. Adriana Ventura (SP), Marcel van Hattem (RS), Ricardo Salles (SP) e Luiz Lima (RJ) apresentaram um requerimento para convocar a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Eles exigem explicações sobre o papel da Dataprev, estatal responsável pelos sistemas tecnológicos da Previdência, no escândalo. Segundo os deputados, a empresa teria autorizado acessos e aprovações sem validação biométrica, violando normas do INSS e facilitando as fraudes.

Mini Compressor de Ar Com Calibrador

“Foi omissão, conivência ou incompetência?”, questionou Luiz Lima, exigindo resposta imediata da ministra. Para Adriana Ventura, “é inaceitável que milhões de aposentados tenham sido lesados por negligência sistêmica. A responsabilidade precisa ser apurada e os culpados punidos”.

Veja também:

Michelle Bolsonaro muda postura sobre shows
Flor de Carajás floresce fora de habitat natural


Mais do Portal F5


  • Destaques

Sydney Sweeney Encanta-se com Sintra em Férias por Portugal Após Jogo do Sporting

A atriz Sydney Sweeney, estrela de produções como “Euphoria” e “Anyone But You”, escolheu Portugal...

  • Destaques

Saaep: Vila Horebe em Parauapebas Recebe Novo Sistema de Abastecimento e Melhorias Integradas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) celebra um momento crucial para...

  • Destaques

Vazamento de suposto uniforme reserva do Brasil para Copa 2026 agita internet

A expectativa em torno da Copa do Mundo FIFA 2026 cresce a cada dia, e...