Ícone do site Portal F5

Nova Carajás conta com novas costureiras

Costureiras são certificadas em costura avançada na Nova Carajás

Um grupo de 16 mulheres da comunidade Nova Carajás, bairro de Parauapebas, alcançou a profissionalização em corte e costura. A certificação aconteceu na sede da associação do bairro, na semana passada e foi marcada também por um desfile de moda com as confecções produzidas durante a capacitação, fruto da parceria entre Vale, Instituto Mix, que ministrou o curso, e a Associação de Moradores.

Mini Compressor de Ar Com Calibrador

De acordo com o gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Parauapebas, Edivaldo Braga, o curso teve duração de 90 horas e focou em corte e costura e também estamparia. “Elas também participaram de palestras sobre marketing e atendimento ao cliente, empreendedorismo e serigrafia. Esse grupo é formado 100% por mulheres e nós ficamos muito felizes em contribuir para o empoderamento dessas empreendedoras”, destaca.

Costureiras apresentaram peças produzidas durante o curso

Para o presidente da associação, Fábio Lopes, o curso contribuiu com a qualificação das 16 mulheres da Nova Carajás. “O ateliê já fez alguns uniformes para empresas e também para escolas. Quando precisa, elas trabalham até a noite para atender a demanda. E nós esperamos divulgar mais e a nossa comunidade saber que há uma fábrica de costura dentro do bairro e que pode atender a nossa comunidade”.

Para Venina Burato, moradora do bairro e também costureira certificada, participar da capacitação foi muito gratificante. “A cada dia a gente está aprendendo um pouquinho mais. Além do curso, no dia a dia, a gente aprende também. E a costura é um mundo infinito. Quanto mais você faz, mas você gosta, mais você aprende”, comemora.

A fábrica de costura está instalada na sede da associação, que fica na Av. Sossego, Qd 426, lote 4, na 4ª etapa do bairro Nova Carajás. A ação integra os  Planos de Relacionamento com Comunidades da Vale. A empresa realizou, em março deste ano, uma primeira capacitação para as costureiras e também doou máquinas de costura industrial e uma máquina de estamparia para o ateliê.

Sair da versão mobile