Novas pontes melhoram acesso e segurança em travessia na zona rural de Parauapebas
- Nenhum comentário
- Destaques
As comunidades de Santa Cruz e da APA do Gelado, em Parauapebas, contam com duas novas pontes para trafegar entre a área rural e a urbana do município. Ambas as estruturas possuem 20 metros de comprimento e foram instaladas entre dezembro de 2017 e junho de 2018.
Aproximadamente 350 famílias estão sendo beneficiadas com a instalação das novas pontes. O presidente da Associação de Moradores da APA do Gelado, Raimundo Batista de Paula, o De Paula, lembra que durante o inverno as pontes sempre necessitavam de manutenção. “No período de chuva ficava perigoso, tanto no acesso quanto nas pontes. Com a parceira da Vale agora nós temos duas pontes de envergadura onde antes era ponte de madeira e que no inverno sempre necessitavam de uma manutenção”.
O senhor Antônio Alves Souza, o Neguinho da APA, reforça que “além de deixar impostos, gerar emprego e movimentar a economia, a Vale tem parceria com a comunidade e um trabalho voltado para as comunidades da zona rural do município. Nós temos escola, estrada e agora contamos com duas novas pontes, com boa estrutura, para o escoamento da produção e transporte escolar”.
De acordo com Edivaldo Braga, gerente de Relações com Comunidades da Vale em Parauapebas, o trabalho realizado pelas equipes da empresa envolveu desde a aquisição de material até a execução da infraestrutura. “O investimento ficou na casa dos R$ 3,4 milhões e mobilizou recursos de diferentes áreas da empresa, como a Estrada de Ferro Carajás, Mina do Salobo e a Expansão da Ferrovia. Além de maior segurança para o trânsito de veículos e pedestres, as novas estruturas possuem maior durabilidade e um tempo maior para manutenções também”, explica.
As obras, realizadas em 2017 e 2018, mobilizaram cerca de 60 pessoas, que atuaram na reconstrução total das pontes, por meio da substituição das antigas estruturas de madeira (bastante deterioradas) por novas, em aço.