Novas turmas da UFPA poderão ser abertas em Parauapebas


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Quem tem interesse por cursar graduação em Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) pode ter a possibilidade de estudar em Parauapebas, a instituição fez uma proposta para a prefeitura do município de abrir nova turma para cada um desses cursos no ano que vêm, tendo em vista que as turmas atuais estão em processo de finalização.

Esses cursos superiores ofertados pela UFPA em Parauapebas são custeados pela prefeitura,  a instituição não possui Campus na cidade, portanto não basta apenas a universidade ter o interesse de manter a oferta dos cursos , é preciso que o governo municipal concorde e assine um convênio com a instituição. Se tudo ocorrer conforme o esperado, em fevereiro de 2019 novas turmas serão iniciadas.

A informação de que a universidade propôs a manutenção das turmas de curso superior na cidade foi compartilhada na manhã desta segunda-feira (12), em uma reunião entre o secretário municipal de Educação (Semed), Raimundo Neto, seus assessores, o presidente da Câmara de Vereadores, Elias da Construforte, e o líder de governo, vereador Luiz Castilho. A pauta principal da reunião foi o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), de autoria do Poder Executivo, que tramita na Casa de Leis.

Campus da UEPA

Ainda sobre ensino superior, foi discutida a agenda para uma reunião em Belém, com o objetivo de propor ao reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que antecipe os cursos para 2019, e que eles sejam realizados, provisoriamente, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), até que o Campus da UEPA em Parauapebas seja construído.

“No convênio entre a prefeitura, Vale e a universidade, a mineradora só faz o repasse da verba após ação do município, que já cumpriu a sua parte e o terreno doado para a universidade já se encontra com a documentação regular. Dentro de poucos dias o primeiro repasse deve acontecer”, explicou o vereador Elias, que teve papel fundamental na liberação desse convênio que estava parado há anos.

Segundo ainda o parlamentar, o edital de contratação para a execução da obra está em fase final de elaboração na Prefeitura e que a intenção é de que a licitação ocorra ainda este ano.

“Se cada um der a sua contribuição, dentro de suas atribuições, muitos jovens não precisarão mais ir embora da cidade para estudar, pois teremos uma grande variedade de cursos presenciais de qualidade em Parauapebas”, concluiu Elias da Construforte.

Fonte: Com informações da Assessoria do Vereador Elias da Construforte

 


Mais do Portal F5


  • Destaques

Adolescente Mata Família em SP e Choca a Comunidade Local

Um adolescente de 16 anos chocou a cidade de São Paulo ao confessar ter assassinado...

  • Destaques

Programa de Formação Profissional da Vale Expande Oportunidades

A Vale lançou um Programa de Formação Profissional (PTP) para capacitar indivíduos com as habilidades...

  • Destaques

Câmara de Parauapebas aprova campanha contra crimes cibernéticos

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou uma campanha de conscientização e prevenção contra crimes cibernéticos....

Você não pode copiar esse texto.