Pará contará com 144 novos delegados


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Foto: Agência Pará

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira, 14, a nomeação de 144 delegados aprovados e classificados no concurso C-202 da Polícia Civil do Estado do Pará. A jovem advogada Lua Figueiredo Vieira, moradora de Parauapebas e filha do professor e escritor Luiz Vieira, um dos pioneiros da cidade, faz parte do seleto grupo de novos delegados do Estado.

Lua Vieira se formou pela UFPA, em Marabá. Na entrevista ao Portal F5 ela destacou os prováveis desafios que enfrentará como delegada, “a carreira que escolhi por si só já é bastante desafiadora, especialmente para as mulheres, que têm que provar em dobro sua capacidade, e mais ainda diante do cenário de violência crescente que enfrentamos”, destacou Lua Vieira, acrescentado que a nomeação dos novos servidores agregará consideravelmente o sistema de segurança pública do Pará.

Aprovados no concurso público da corporação, realizado em 2016, os 144 novos delegados se formaram no dia 26 de fevereiro, durante cerimônia realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, após quatro meses de formação técnica e profissional na Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Os delegados vão reforçar a segurança pública dos 144 municípios do estado. Eles concluíram o curso de Formação da Polícia Civil do Pará no dia 15 de fevereiro. “O curso de formação durou 4 meses e foi intenso e bastante exigente, acredito que o Pará ganha novos policiais muito bem preparados”, afirmou Lua Vieira.

O curso foi o primeiro do Brasil a incluir sete disciplinas inéditas: Oratória; Atuação policial frente aos grupos vulneráveis; Relacionamento com a imprensa e mídias sociais; Abordagem psicopatológica do crime e da violência; Investigação financeira no enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro; Noções básicas de enfrentamento às fraudes veiculares e Linguagem Brasileira de Sinais.

O concurso aprovou, ainda, 300 investigadores, 180 escrivães e 20 papiloscopistas. Esse foi o segundo concurso público realizado em menos de quatro anos na Polícia Civil. Em 2014, ingressaram 386 novos policiais, sendo 146 delegados; 90 escrivães; 131 investigadores e 19 papiloscopistas.

Com informações da Agência Pará

 


Mais do Portal F5


  • Destaques

Jogo do Tigrinho: Desvendando os Segredos

Investigação de engenheiro de segurança cibernética revela bastidores do jogo online e alerta para falta...

  • Destaques

Polícia prende homem com fuzil anti-drones em Nova Iguaçu

Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal frustraram, na manhã de segunda-feira (15), o...

  • Destaques

Operação Santa Rota Combate Corrupção em Santaluz

A Operação Santa Rota combate corrupção em Santaluz e investiga irregularidades na contratação de transporte escolar. A...

Você não pode copiar esse texto.