Prêmio Carolina Bori prorroga inscrições até 15 de novembro
- Nenhum comentário
- Destaques
Mulheres estudantes do Ensino Médio e universitárias em todo o Brasil agora têm até 15 de novembro para se inscrever no 8º Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) prorrogou o prazo desta iniciativa que busca reconhecer e incentivar a participação feminina na pesquisa, destacando projetos de iniciação científica e atividades relacionadas.
Detalhes da Premiação e Objetivos
A premiação, organizada pela SBPC, visa reconhecer o talento de jovens pesquisadoras em início de formação. Alternando anualmente o foco entre profissionais e estudantes, nesta edição o prêmio busca identificar meninas que já demonstram curiosidade científica, criatividade e capacidade de investigação.
O objetivo principal é fomentar uma trajetória ligada à ciência, impulsionando a participação feminina em diversas áreas do conhecimento.
Quem Pode Concorrer ao Prêmio
Estudantes matriculadas no Ensino Médio ou em cursos de graduação em instituições de ensino brasileiras são elegíveis. Para participar, as candidatas devem ter desenvolvido projetos ou atividades de iniciação científica sob orientação de professores ou pesquisadores.
É fundamental que as inscritas também tenham se destacado em feiras, olimpíadas científicas, outros projetos de pesquisa ou ações de divulgação científica.
Categorias, Prêmios e Reconhecimento
A SBPC premiará um total de seis mulheres: três do ensino médio e três da graduação. Em cada etapa, será escolhido um projeto das seguintes áreas: Humanidades; Ciências Biológicas e da Saúde; e Engenharias, Ciências Exatas e Ciências da Terra.
As vencedoras receberão mentoria exclusiva com pesquisadores renomados e apresentarão seus trabalhos na 79ª Reunião Anual da SBPC, agendada para julho de 2027 em João Pessoa (PB). Adicionalmente, as ganhadoras do ensino médio serão contempladas com R$ 10 mil, enquanto as da graduação receberão R$ 13 mil.
O Legado de Carolina Bori
Carolina Martuscelli Bori (1924-2004) foi uma psicóloga e pesquisadora brasileira pioneira da ciência e da pesquisa científica no país. Sua trajetória é um exemplo inspirador para as novas gerações.
Ela foi responsável pela introdução da Análise Experimental do Comportamento no Brasil e tornou-se a primeira mulher a presidir a SBPC, entre os anos de 1986 e 1989, deixando um marco indelével na comunidade científica.
Como Realizar a Inscrição
As candidatas interessadas podem se inscrever até o dia 15 de novembro por meio do formulário online. O edital completo, com todas as informações detalhadas sobre a participação e critérios, está disponível para consulta no site da SBPC.
Acompanhe atualizações aqui no Portal F5
