Prevenção de violência contra mulher é tema de capacitação
- Nenhum comentário
- Destaques
No mês em que a Lei Maria da Penha completa 12 anos e se consolida como o mecanismo mais efetivo para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Mulheres em parceria com a Fundação Pro Paz, por meio do Pro Paz Integrado (PPI), promovem capacitação para servidores da rede de garantia de direitos no município de Parauapebas.
A capacitação visa reforçar a importância da lei bem como capacitar servidores do município de acordo com o protocolo de acolhimento do Pro Paz Integrado, que possui reconhecimento internacional graças ao atendimento humanizado e integral a essas vítimas.
Nos núcleos do Pro Paz Integrado, tanto na capital, Belém, quanto no interior, funcionam delegacia, Polícia Militar, assistência social, psicologia, serviço médico e de perícia. O programa oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne DSTs/AIDS e gravidez decorrente de estupro nos casos detectados até 72 horas; também interrompe a gravidez decorrente de violência sexual, conforme a legislação.
O formato coloca o Estado do Pará na vanguarda deste tipo de atendimento, pois é o único da federação ofertando atendimento integrado à mulher da capital e do interior.
Importância de debater a violência
Em 2017, de janeiro a dezembro, o Pro Paz Integrado atendeu 6.432 mulheres vítimas de violência em todo Pará. De janeiro a julho deste ano, foram 3.504 mulheres vítimas de violência que passaram pelas unidades.
“No Pro Paz Integrado à mulher, a vítima de violência ou em situação de risco encontrará tudo o que precisa, devido à estrutura do nosso prédio, que trabalha em parceria com o CP Renato Chaves para fazer a profilaxia desde o acolhimento psicossocial, com o aparato multiprofissional, até o boletim de ocorrência. O mais importante é fazer a denúncia, romper o ciclo de violência. É importante ressaltar que se esta mulher não tem o apoio em casa, aqui ela terá o apoio que precisa para superar essas violações”, diz a coordenadora do Pro Paz Integrado, Naiana Dias, que dará a capacitação.
Área de abrangência
O Pro Paz Integrado atua nas regiões do Xingu (Núcleo de Altamira), Guajarina (Núcleo de Paragominas), do Lago (Núcleo de Tucuruí), Baixo Amazonas (Núcleo de Santarém), Bragantina (Núcleo de Bragança) e Marajó (Núcleo de Breves).
Ainda esta semana mais uma unidade será inaugurada em Marabá, para atender a demanda do sudeste paraense, além de contar com o atendimento nas unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), localizadas em todas as regiões paraenses.
Prevenção
A Fundação Pro Paz realiza campanhas de prevenção e sensibilização junto à sociedade civil sobre a violência contra as mulheres nas mais diversas esferas. As ações acontecem nas regiões que possuem unidades do Pro Paz Integrado, garantindo a acessibilidade da população como um todo, inclusive nas áreas ribeirinhas.
Programação
LOCAL: Auditório da Prefeitura de Parauapebas
- 14h: Abertura do evento em alusão ao 12º aniversário da Lei Maria da Penha
- 14h30: Apresentação da Fundação Pro Paz e todas as frentes de atuação, pela diretora de Ações Estratégicas da Fundação Pro Paz, Priscila Campelo.
- 14h30: Apresentação do Programa Pro Paz Integrado para a rede de atendimento do município, pela coordenadora do Pro Paz Integrado, Naiana Dias.
- 15h: Palestra sobre Proteção Social
- 16h: Palestra sobre Políticas Públicas e promoção dos direitos da mulher
- 17h: Encerramento do evento