Programa de Prevenção e Combate ao suicídio é proposto na Câmara


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Com o aumento dos casos no município é suicídio é problema de saúde pública

Durante a sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (27, a vereadora Joelma Leite propôs a criação de um programa de assistência à prevenção e combate ao suicídio em Parauapebas. Por meio da indicação nº364/2018, a vereadora relata que o suicídio é um problema que afeta indivíduos de diferentes origens, classes e idades, geralmente relacionado à depressão, ansiedade, esquizofrenia e bipolaridade, dentre outros problemas. Dessa forma, é relevante ao município possuir um programa que possam dar suporte a vítimas de depressão profunda e outras doenças psicossomáticas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, citados na proposição, em média 11 mil pessoas tiram suas próprias vidas no Brasil a cada ano. No mundo são mais de 800 mil ocorrências.

“No nosso município têm crescido os casos de suicídio. Portanto, sendo o suicídio um caso de saúde pública, é necessário que o poder público municipal atue de forma a desmistificar o tema e a trabalhar com a prevenção, uma forma de diminuir os índices e evitar que tragédias dessa natureza afetem os lares no nosso município”, enfatizou Joelma Leite.

A sugestão da vereadora é para que seja criado um Programa de Assistência à Prevenção e Combate ao Suicídio, por meio do apoio das secretarias afins e formação de redes intersetoriais, que a partir do envolvimento de equipes multidisciplinares possam prestar a assistência necessária para aqueles que por motivos diversos e de difícil identificação cheguem ao extremo de tirar a própria vida. A Indicação n° 364/2018 foi aprovada e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Jogo do Tigrinho: Desvendando os Segredos

Investigação de engenheiro de segurança cibernética revela bastidores do jogo online e alerta para falta...

  • Destaques

Polícia prende homem com fuzil anti-drones em Nova Iguaçu

Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal frustraram, na manhã de segunda-feira (15), o...

  • Destaques

Operação Santa Rota Combate Corrupção em Santaluz

A Operação Santa Rota combate corrupção em Santaluz e investiga irregularidades na contratação de transporte escolar. A...

Você não pode copiar esse texto.