PZV participa da 2ª Semana de Proteção a Fauna
- Nenhum comentário
- Destaques
O Parque Zoobotânico Vale (PZV) participou da 2ª Semana de Proteção a Fauna. A equipe de profissionais do espaço recebeu, na manhã desta sexta-feira (28/9), um grupo de 80 alunos da escola Milton Martins para uma aula de campo e participou, na quarta-feira (26/9), de palestra sobre o sobre “O papel do zoológico na proteção a fauna silvestre” para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Lago.
Durante as ações, o veterinário do PZV, André Mourão reforçou para os jovens o papel que o parque desenvolve apoiando o trabalho ICMBio e de outros órgãos ambientais, na recuperação e destinação de animais silvestres. “Além de um espaço para visitação e atividades de educação ambiental, o Zoobotânico Vale recebe entregas voluntárias de animais silvestres aos órgãos ambientais. Em 2017, nós recebemos 70 animais. E este ano, até o setembro, foram 40 animais. É importante ressaltar que nós trabalhamos constantemente com a conscientização de nossos visitantes para redução deste tipo de impacto”, explica.
Mourão destaca ainda que o parque recebe animais que chegam atropelados, vítimas de incêndio florestal ou foram agredidos pela população ao saírem da floresta para os centros urbanos. “Nestes casos, nosso grande esforço é para recuperar a condição de saúde do animal e devolvê-lo para natureza”.
Em sua segunda edição, Semana de Proteção a Fauna é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas), com o apoio do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Sobre o Parque Zoobotânico Vale
O Parque Zoobotânico Vale está dentro de uma Unidade de Conservação gerida e protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. O espaço é um local de conservação e possui espécies ameadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú.
O PZV está aberto à visitação todos os dias da semana, de 10h às 16h e conta com plantel de aproximadamente 270 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos da fauna amazônica.O Parque recebeu nos últimos 10 anos mais de 1.170 milhão de visitantes. O recorde de público foi alcançado ano passado, com um público visitante de 156 mil pessoas. Aberto à visitação diariamente, o espaço tem visitação gratuita, das 10h às 16h.