Representantes de Sindicatos visitam barragem do Salobo
- Nenhum comentário
- Destaques
Atendendo solicitação da Coordenação Sindical de Parauapebas, a mineradora Vale organizou no dia 27 de fevereiro uma visita técnica à Barragem do Salobo, na busca de tirar dúvidas no quesito de segurança e apresentar diferenças em relação às barragens do Salobo, Mariana e Brumadinho.
A visita contou com traslado de 2h (km) da sede do município de Parauapebas. Na chegada, os representantes receberam informações sobre segurança, seguido de uma apresentação de aspectos técnicos envolvidos na construção da barragem, e logo após, foi feita a visita a base e ao topo da Barragem.
Durante a apresentação, os representes foram esclarecidos que o Projeto Salobo trabalha com Cobre, extraído com baixa concentração, necessitando da utilização de barragens para seu beneficiamento, e reutilizando a água no processo da mineração.
Foi também informado que a barragem atual está passando por processo de ampliação, contando atualmente com 63 metros de altura e com capacidade aproximada de 172 Milhões de Litros. A principal diferença apresentada em relação às tragédias ocorridas, está no processo de construção e ampliação da barragem, que ao invés de utilizar material da própria barragem e crescer sobre os rejeitos (casos de Mariana e Brumadinho) o Salobo utiliza material estéril e a barragem cresce em forma de pirâmide, ampliando a base, reduzindo a pressão e possuindo sistemas de drenagem mais moderno.
Do ponto de vista das auditorias, a empresa realiza uma no período de março e outra em setembro, e buscando aprimorar ainda mais a segurança, a mesma é realizada por duas empresas distintas.
Em virtude da profundidade dos debates, no primeiro momento não foi possível avançar dentro do plano de ação para emergências, reflexos que Brumadinho apresentará em nossa região, além de aspectos econômicos e sociais. A mineradora Vale informou que está aberta ao diálogo e esclarecimento, proporcionando uma agenda para após o carnaval nas demais barragens.
Auto Amazon Links: No products found.