Reviravolta no Cenário Político de Parauapebas


  • Nenhum comentário
  • Colunas

Não é novidade para ninguém que o governador Helder Barbalho (MDB) não ficou nada satisfeito com a decisão do prefeito Darci Lermen (MDB) de apoiar o Rafael Ribeiro para a sua sucessão. Rafael é visto pelas principais lideranças políticas como inexperiente para essa missão. “Um bom garoto, mais ainda não está preparado. Ainda não é a sua vez” – teria dito o governador.

Segundo informações dos bastidores do próprio time do Darci (e essa análise também é minha), o Rafael seria usado apenas como “boi de piranha” para perder a eleição. Primeiro cria uma crise na gestão,  deixa a cidade em catástrofe e declara apoio a um candidato para perder a eleição. O povo revoltado tende a votar no pior candidato, no tipo falastrão, esculhambado, ou num “velhote” como fez no passado. O eleito, sem nenhuma condição intelectual ou moral para gerenciar um município do porte de Parauapebas, ficaria, se muito, quatro anos. Aí, pimba! Eis o povo pedindo o Darci de volta em 2028.

 

Para garantir sua estratégia, o Darci peitou o governador e fez Rafael Ribeiro se desfiliar do MDB e filiou-o no UNIÃO. Essa estratégia vai dar certo? Veremos.

Darci já teria usado essa estratégia em 2012 quando impôs, contra tudo e contra todos a candidatura do Coutinho e abandonou-o no meio da campanha. Resultado: o Valmir (conhecido como Velhote) se elegeu fácil (com ajuda oculta da máquina) e fez um mandato desastroso que cimentou a volta do Darci em 2016. Entendeu? Se não entendeu, eu desenho: se um prefeito faz um mandato razoável e se reelege, depois de 8 anos, ninguém saberá quem é Darci. Mas se entra um prefeito estrambelhado e não se reelege, o povo tende a retroagir e sentir saudade do ex que ainda está com as lembranças quentinhas.

Acontece que o Helder de bobo não tem nada. Com suas pretensões e planos para o futuro, não está nem um pouco a fim de deixar o município mais importante do Pará mergulhar nessa aventura insana. Assim, resolveu mexer  no Xadrez e mobilizar os partidos aliados, principalmente o PDT onde tem muita influência. Ele teria chamado o deputado federal Keniston Braga (MDB)para uma conversa e decidiu apoiá-lo para a campanha de prefeito de Parauapebas. Com essa decisão, embaralhou todo o Xadrez e comeu de uma bocada só o Rei e a Dama. Assim, caberá aos Peões e aos Cavalos se curvarem a estratégia do “Rei do Norte”.

No momento, o jogo está 1 X 0 para o governador Helder. Se o governador emplacar sua estratégia e vencer a eleição com Keniston, sai vitorioso na grande final. Caso não consiga e o Aurélio Goiano (AVANTE) vença as eleições, a vitória final será do Darci.

Só gostaria de lembrar que o Darci é o maior estrategista político que já pisou em Parauapebas. Ele conhece como ninguém a alma do eleitorado de Parauapebas e manipula de acordo com sua necessidade. Pode não ser um bom gestor, mas em matéria de campanha eleitoral, bota todo mundo no bolso e engole a oposição.

Qual será o placar final? Por ora, estou apostando no Darci. E você?

Façam suas apostas. Comente aqui. Deixe sua opinião.

Página do autor: https://blogdoluizvieira.blogspot.com/?m=0

Isenção de Responsabilidade por Conteúdo de Terceiros


Luiz Vieira

Professor graduado em pedagogia pela UFPA, pós graduado em Ciências...


Mais do Portal F5


  • Colunas

Os Vampiros de Brogodó – Parte 3

Esse é um conto de ficção. Qualquer semelhança com a realidade, será apenas coisa de...

  • Colunas

EDUCAÇÃO – Virei Diretor(a). E Agora?

Antônio Carlos é professor de História há 14 anos. Sempre vivenciou de perto os problemas...

  • Colunas

Darci Apresenta Rafael Ribeiro Ao PT e Causa Baixa Importante Na Legenda

Depois da última visita do governador em Parauapebas, na ocasião da inauguração da reforma da...

Você não pode copiar esse texto.