Reviravolta no Cenário Político de Parauapebas


  • Nenhum comentário
  • Colunas

Não é novidade para ninguém que o governador Helder Barbalho (MDB) não ficou nada satisfeito com a decisão do prefeito Darci Lermen (MDB) de apoiar o Rafael Ribeiro para a sua sucessão. Rafael é visto pelas principais lideranças políticas como inexperiente para essa missão. “Um bom garoto, mais ainda não está preparado. Ainda não é a sua vez” – teria dito o governador.
Creatina

Segundo informações dos bastidores do próprio time do Darci (e essa análise também é minha), o Rafael seria usado apenas como “boi de piranha” para perder a eleição. Primeiro cria uma crise na gestão,  deixa a cidade em catástrofe e declara apoio a um candidato para perder a eleição. O povo revoltado tende a votar no pior candidato, no tipo falastrão, esculhambado, ou num “velhote” como fez no passado. O eleito, sem nenhuma condição intelectual ou moral para gerenciar um município do porte de Parauapebas, ficaria, se muito, quatro anos. Aí, pimba! Eis o povo pedindo o Darci de volta em 2028.

 

Para garantir sua estratégia, o Darci peitou o governador e fez Rafael Ribeiro se desfiliar do MDB e filiou-o no UNIÃO. Essa estratégia vai dar certo? Veremos.

Darci já teria usado essa estratégia em 2012 quando impôs, contra tudo e contra todos a candidatura do Coutinho e abandonou-o no meio da campanha. Resultado: o Valmir (conhecido como Velhote) se elegeu fácil (com ajuda oculta da máquina) e fez um mandato desastroso que cimentou a volta do Darci em 2016. Entendeu? Se não entendeu, eu desenho: se um prefeito faz um mandato razoável e se reelege, depois de 8 anos, ninguém saberá quem é Darci. Mas se entra um prefeito estrambelhado e não se reelege, o povo tende a retroagir e sentir saudade do ex que ainda está com as lembranças quentinhas.

Acontece que o Helder de bobo não tem nada. Com suas pretensões e planos para o futuro, não está nem um pouco a fim de deixar o município mais importante do Pará mergulhar nessa aventura insana. Assim, resolveu mexer  no Xadrez e mobilizar os partidos aliados, principalmente o PDT onde tem muita influência. Ele teria chamado o deputado federal Keniston Braga (MDB)para uma conversa e decidiu apoiá-lo para a campanha de prefeito de Parauapebas. Com essa decisão, embaralhou todo o Xadrez e comeu de uma bocada só o Rei e a Dama. Assim, caberá aos Peões e aos Cavalos se curvarem a estratégia do “Rei do Norte”.

No momento, o jogo está 1 X 0 para o governador Helder. Se o governador emplacar sua estratégia e vencer a eleição com Keniston, sai vitorioso na grande final. Caso não consiga e o Aurélio Goiano (AVANTE) vença as eleições, a vitória final será do Darci.

Só gostaria de lembrar que o Darci é o maior estrategista político que já pisou em Parauapebas. Ele conhece como ninguém a alma do eleitorado de Parauapebas e manipula de acordo com sua necessidade. Pode não ser um bom gestor, mas em matéria de campanha eleitoral, bota todo mundo no bolso e engole a oposição.

Qual será o placar final? Por ora, estou apostando no Darci. E você?

Façam suas apostas. Comente aqui. Deixe sua opinião.

Página do autor: https://blogdoluizvieira.blogspot.com/?m=0

Mini Compressor de Ar Com Calibrador

Isenção de Responsabilidade por Conteúdo de Terceiros


Luiz Vieira

Professor graduado em pedagogia pela UFPA, pós graduado em Ciências...


Mais do Portal F5


Aurélio Goiano x Rafael/Darci – Quem foi o grande vencedor?
  • Colunas

Aurélio Goiano x Rafael/Darci – Quem foi o grande vencedor?

A pergunta explícita no título parece absurda. Alguns desavisados vão pensar que eu estava em...

Os Vampiros de Brogodó – Parte 3
  • Colunas

Os Vampiros de Brogodó – Parte 3

Esse é um conto de ficção. Qualquer semelhança com a realidade, será apenas coisa de...

EDUCAÇÃO – Virei Diretor(a). E Agora?
  • Colunas

EDUCAÇÃO – Virei Diretor(a). E Agora?

Antônio Carlos é professor de História há 14 anos. Sempre vivenciou de perto os problemas...