Vale continua reuniões de esclarecimentos sobre as barragens
- Nenhum comentário
- Destaques
A Vale está dando sequência as reuniões e visitas nas comunidades próximas às suas operações no Pará para falar sobre estabilidade de suas barragens e dar maior conhecimento sobre as ações de comunicação e orientação constantes no Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o assunto, esclarecer dúvidas dos moradores. As ações acontecem junto com a Defesa Civil de Parauapebas.

As reuniões falam sobre estabilidade das barragens, conhecimento sobre as ações de comunicação e dão orientação
“O objetivo da Vale é nivelar conhecimento, dar informações sobre as estruturas de barragens que a Vale tem no Norte, apresentando método construtivo, demonstrando a estabilidade das estruturas e sendo transparente com todo nosso processo de monitoramento e acompanhamento”, diz o Gerente de Desenvolvimento Territorial da Vale, Frederico Baião.
Sobre o método construtivo, as barragens da Vale no Estado empregam solo compactado/rochas na construção, diferente da metodologia à montante, no qual os alteamentos são feitos utilizando o próprio rejeito. Os monitoramentos são constantes e rigorosos. As estruturas estão operando dentro da normalidade e com fator de segurança atestado.
Apa do Gelado

As reuniões são ações previstas em legislação
Nesta segunda-feira (18), na comunidade da Apa do Gelado, situada em região próxima à Mina de Carajás, em Parauapebas, foi realizada a quarta reunião entre Associação, Vale e Defesa Civil. Desta vez, a empresa apresentou, também a pedido da própria Comissão de Membros da Associação de Produtores Rurais (Aproapa), o Paebm. O documento deve ser elaborado pelo empreendedor e contém procedimentos de comunicação e atuação que devem ser adotados em uma situação de emergência na área denominada de autossalvamento, ou seja, que está situada dentro de percurso de 10 km de distância da barragem.
A apresentação do PAEBM e as reuniões já são ações previstas em legislação, a qual determina, que mesmo com a segurança das estruturas, as atividades devem ser discutidas junto com a comunidade, o que contribui para tornar as atividades ainda mais efetivas. O PAEBM foi protocolado nas prefeituras e defesas civis e deve ser aprimorado de forma conjunta com Defesas Civis e moradores.
O encontro atende também à solicitação da Aproapa. “A Vale veio colocar a segurança e a maneira de construção de nossas barragens, isso tranquiliza mais a nossa comunidade”, diz o presidente da Apropa, Raimundo Batista de Paula”. Ainda essa semana, a empresa inicia também visita de porta em porta na comunidade da Apa, para esclarecer o assunto e tirar dúvidas dos moradores. Reuniões e ações em outras comunidades também devem ser realizadas ao longo dos próximos meses.
Mochila de Viagem Expansivel Masculina Feminina, Mochila Para Notebook Executiva Impermeável Reforçada Cabo USB,Mochilas Trabalho Escola Viagens Presente
R$ 149,99 (as of 10/07/2025 14:42 GMT -03:00 - More infoOs preços e a disponibilidade dos produtos são precisos na data/hora indicada e estão sujeitos a alterações. Quaisquer informações de preço e disponibilidade exibidas em [site(s) relevante(s) da Amazon, conforme aplicável] no momento da compra serão aplicadas à compra deste produto.)SSD Kingston NV3 1TB M.2 2280 NVMe Gen4, Desempenho e Eficiência para Upgrade de PC – SNV3S/1000G
R$ 414,90 (as of 10/07/2025 14:42 GMT -03:00 - More infoOs preços e a disponibilidade dos produtos são precisos na data/hora indicada e estão sujeitos a alterações. Quaisquer informações de preço e disponibilidade exibidas em [site(s) relevante(s) da Amazon, conforme aplicável] no momento da compra serão aplicadas à compra deste produto.)Auto Amazon Links: No products found.