Vale Forma Mulheres para Áreas Técnicas e Operacionais


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Vale Forma Mulheres para Áreas Técnicas e Operacionais

Cerca de 500 mulheres dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Curionópolis, no Pará, ingressaram no Programa Formação Profissional da Vale em 2022. Desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a iniciativa promove formação técnico-operacional e é uma das principais portas de entrada da Vale para profissionais técnicos e operacionais. O processo seletivo foi voltado prioritariamente para mulheres, e elas estão atualmente na etapa de formação teórica no Senai. Logo, serão futuras mecânicas de máquinas industriais, operadoras de equipamentos de mina, eletricistas de manutenção eletroeletrônica, entre outras ocupações.

Para algumas delas, participar do PFP representa a oportunidade de ter uma profissão e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Ana Paula Silva, da primeira turma de PFP realizada em Serra Pelada em 2018, atualmente atua como Auxiliar Técnica de Operações e fala da importância de aproveitar as oportunidades. Ela destaca que é importante acreditar que é capaz e abraçar as oportunidades que surgirem.

A Vale está empenhada em promover a inclusão e valorizar a diversidade. Com a meta de dobrar a representatividade de mulheres em sua força de trabalho até 2025 (de 13% para 26%) e dobrar também o percentual de mulheres em cargos de liderança, a empresa encerrou 2022 com as mulheres representando 22,1% da força de trabalho e ocupando 22,6% dos cargos de alta liderança. A Vale também estabeleceu a meta de que 40% das posições de liderança (coordenadores e acima) no Brasil sejam ocupadas por pessoas negras até 2026. O ano de 2022 foi encerrado com 32,1% dessas posições ocupadas por pessoas autodeclaradas negras.

A representatividade é um dos temas centrais do Dia Internacional da Mulher. A Vale valoriza e incentiva a presença feminina em suas operações e acredita que a inclusão é fundamental para o desenvolvimento sustentável da empresa e das comunidades onde atua. O Programa Formação Profissional é um exemplo de como a empresa tem investido em formação e capacitação de mulheres para atuar em áreas operacionais e técnicas.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Paixão de Cristo emociona Parauapebas em abril

Paixão de Cristo emociona Parauapebas em duas noites de abril O Complexo Turístico de Parauapebas...

  • Destaques

SAAEP Realizará manutenção no abastecimento de água

Manutenção no abastecimento de água afeta bairros de Parauapebas A manutenção no abastecimento de água...

  • Destaques

Davi Brito BBB24 é Detido em Blitz

Davi Brito BBB24 Recusa Teste do Bafômetro em Blitz de Salvador Na noite de quarta-feira...

Você não pode copiar esse texto.