Vale informa sobre relatório de risco de barragem em Barão dos Cocais


  • Nenhum comentário
  • Destaques

A Vale informa que a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura.

Creatina

A ação teve início na madrugada de ontem (8/2) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.

A barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, e faz parte do plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante “Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante” do dia 29 de janeiro de 2019.

Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10/2).

A referida barragem suportava a produção da mina de Gongo Soco, cuja produção de minério de ferro foi paralisada pela Vale em abril de 2016.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Globoplay Novelas substitui canal Viva

A despedida do Viva e o nascimento do Globoplay Novelas Globoplay Novelas marca uma nova...

  • Destaques

Apple Intelligence transforma o uso do iPhone

O Apple Intelligence representa um marco na evolução da inteligência artificial nos dispositivos da Apple....

  • Destaques

Ex-BBB Nego Di recebe 11 anos de prisão

Nego Di: Ascensão e Polêmicas Antes da Condenação Nego Di, conhecido nacionalmente após a participação...