Ala Oncológica do HGP foi inaugurada mas nunca funcionou


  • Nenhum comentário
  • Notícias

Ala Oncológica do HGP foi inaugurada mas nunca funcionou

No mês de maio, durante as comemorações do aniversário de 29 anos de Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inaugurou a Ala Oncológica do Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

O problema é que o setor nunca funcionou, frustrando assim pacientes que almejavam por esse atendimento na cidade.

Neste vídeo, relembramos o discurso do prefeito, Darci Lermen, quando tomou posse no início do ano,  na oportunidade ele disse que iria fazer neste primeiro ano de gestão o “arroz com o feijão”, ou seja, o básico.

Inaugurar uma Ala Oncológica não é uma ação básica de saúde, pelo contrário, é um serviço de alta complexidade. Fazer o básico é disponibilizar remédios nas unidades de saúde, inclusive Pronto Socorro, é agilizar o acesso à consulta com especialistas, tem gente que espera por meses vagas com esses profissionais, é disponibilizar exames que auxiliem os médicos no fechamento de diagnósticos, como endoscopia, tomografia, entre outras ações.

Em Parauapebas, infelizmente, há anos existe uma inversão de valores, os gestores querem fazer obras grandiosas, que geram muita visibilidade e publicidade, mas deixam de lado as ações básicas.

Confira no texto abaixo as informações sobre a inauguração do setor que nunca funcionou, a publicação está no site da Prefeitura, no endereço http://www.parauapebas.pa.gov.br/index.php/noticias/item/2595-prefeitura-inaugura-ala-de-servicos-oncologicos-no-hgp

Portal F5.

PREFEITURA INAUGURA ALA DE SERVIÇOS ONCOLÓGICOS NO HGP

Em comemoração ao 29º aniversário do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou na terça-feira, 9, a Ala de Serviços Oncológicos, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP). O novo espaço disponibilizará serviços como quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas.

Com a implantação do tratamento, pacientes de Parauapebas e região receberão atendimento especializado que possibilitará melhor prognóstico, conforto psicológico e tratamento junto à família, conforme ressaltou o prefeito Darci Lermen. “Os novos serviços oferecidos no HGP devem ainda reduzir gastos com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), risco em viagens, além de uma nova possibilidade econômica para o município (turismo hospitalar). Isso será um marco para a saúde pública do nosso município, algo inovador pra saúde”.

O novo espaço conta com quatro enfermarias, com capacidade para até 20 pacientes. “Os atendimentos serão feitos por meio de parceria entre público e privado. E com isso só agregaremos ainda mais a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes”, declarou o secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro.

“Sou paciente oncológica. Há cinco anos que viajo pra fazer tratamento em São Luís. Viajo pra lá de seis em seis meses. As viagens até São Luís têm sido muito cansativas e demoradas. Mas agora tudo mudou, e pra melhor, pois vou poder desfrutar dos serviços oncológicos oferecidos pela rede pública de Parauapebas. Estou muito feliz e emocionada com essa iniciativa do nosso governo”, disse, entusiasmada, a paciente oncológica e membro do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan), Tereza Bezerra da Silva, 55 anos.

A inauguração contou com a presença do prefeito Darci Lermen; do vice-prefeito Sérgio Balduíno; da juíza da 2ª Vara Cível e Empresarial de Parauapebas, Eline Salgado e ainda de secretários, vereadores, servidores públicos municipais e de representantes do Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan).

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos:Irisvelton Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

 


Mais do Portal F5


  • Notícias

Vale abre vagas de estágio no Pará

A mineradora Vale, referência global no setor de mineração, está com inscrições abertas para o Programa...

  • Notícias

Justiça Autoriza Transfusão de Sangue em Bebê Contra Vontade dos Pais

Decisão Judicial Prioriza Vida de Recém-Nascido A Justiça de Ilhéus, Bahia, autorizou uma transfusão de...

  • Notícias

Polícia Federal Interrompe Atividade de Mineradora Clandestina no Pará

Cumaru do Norte (PA) — Em uma ação decisiva, a Polícia Federal (PF) desmantelou uma operação...

Você não pode copiar esse texto.