Capacitação amplia conhecimentos de empreendedores na Palmares Sul


  • Nenhum comentário
  • Destaques

 

Durante seis meses, empreendedores da comunidade de Palmares Sul participaram de capacitação nas áreas de cooperativismo e gestão de pequenos negócios. A iniciativa foi desenvolvida a partir de parceria entre a Associação de Moradores de Palmares Sul e a Vale, com consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa integra o Plano de Relacionamento com Comunidades (PRC) da Vale, desenvolvido com o objetivo de apoiar o município de Parauapebas na diversificação econômica. Os projetos sociais são indicados e discutidos junto com a comunidade nas localidades próximas a operação da empresa.

Para o presidente da associação de moradores de Palmares Sul, Evaldo Fildeles, a ação amplia conhecimento e incentiva uma visão empreendedora. “O primeiro passo foi dado e este investimento está sendo feito no coletivo. Eu acredito que essas iniciativas ajudam a despertar nas pessoas a curiosidade de criarem novas saídas e a não viver preso em uma única economia”, destaca.

Em 2016, a comunidade foi beneficiada com capacitação na área de costura, além de um ateliê com 13 máquinas. “Ao apoiar iniciativas como esta, além de promover a geração de renda, incentivamos o empoderamento feminino no mercado de trabalho” destaca o gerente de Relações com Comunidades da Vale em Parauapebas, Edivaldo Braga.

A consultoria do Sebrae forneceu orientação sobre marketing, avaliação de mercado e vendas. A cooperada Stéfane Figueiredo da Silva está empolgada com o aprendizado. “Foi um período fundamental para gente em vários aspectos. A gente desenvolveu muito nas áreas de marketing, relacionamento com o cliente e sobre a escolha da matéria-prima mais adequada para fazer uma bolsa ou a roupa que o cliente pedir”.

Stéfane já tem planos para colocar em prática tudo que aprendeu. “Eu hoje me pergunto o que eu posso ter no futuro com essa cooperativa e com a atividade de costureira. Eu acredito num futuro garantido se a gente colocar o que o Sebrae e a Vale trouxeram pra gente”, conta entusiasmada.

O curso também foi ministrado pás as comunidades das Vilas Sansão e Paulo Fonteles. O treinamento traz informações sobre empreendedorismo, cooperativismo, marketing, finanças e visão de mercado.

 


Mais do Portal F5


  • Destaques

Adolescente Mata Família em SP e Choca a Comunidade Local

Um adolescente de 16 anos chocou a cidade de São Paulo ao confessar ter assassinado...

  • Destaques

Programa de Formação Profissional da Vale Expande Oportunidades

A Vale lançou um Programa de Formação Profissional (PTP) para capacitar indivíduos com as habilidades...

  • Destaques

Câmara de Parauapebas aprova campanha contra crimes cibernéticos

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou uma campanha de conscientização e prevenção contra crimes cibernéticos....

Você não pode copiar esse texto.