Celpa trocou 240 geladeiras em Parauapebas
- Nenhum comentário
- Notícias
A Celpa realizou em Parauapebas a troca de 240 geladeiras que fazem parte do Programa Comunidade Eficiente. A ação é voltada para clientes baixa renda fazerem a troca de geladeiras velhas por novas e ocorreu na sexta-feira (11). O cadastro no programa foi feito entre os dias 2 e 8 de maio, e na noite do dia 9 ocorreu a cerimônia de contemplação, quando foram conhecidas as 240 famílias contempladas com as geladeiras novas e mais econômicas.
Para participar do Comunidade Eficiente, os clientes precisavam estar cadastrados como baixa renda, não ter débitos com a Celpa e possuir uma geladeira em mau estado de conservação, mas em funcionamento.
No momento do cadastro, cada cliente pode trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED. De acordo com especialistas, esse tipo de iluminação residencial pode ser até 85% mais econômica. O Projeto Comunidade Eficiente já fez a substituição de mais de 51 mil refrigeradores e trocou mais de 300 mil lâmpadas de LED em todo o estado do Pará. Durante os sete dias de cadastros, a Celpa também fez a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED para as famílias baixa renda. Ao todo, foram trocadas 1914 lâmpadas. Esse tipo de iluminação é até 65% mais econômica.
Para o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa, Hugo Cardoso, o projeto leva conscientização quanto ao consumo racional de energia. “Como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, a Celpa viu no projeto uma oportunidade de fazer com os consumidores economizem até 30% do consumo mensal utilizando uma geladeira com selo Procel/INMETRO, que são mais eficientes”, destaca Hugo.
Comunidade Eficiente – O projeto tem atuação em três frentes: inclusão, educação e economia. Em relação ao primeiro item, a concessionária vem firmando parcerias com as prefeituras dos municípios para que sejam coletados os dados dos potenciais clientes para fazer parte do Programa Tarifa Social, que concede descontos de até 65% na conta de energia. A iniciativa ainda contempla palestras sobre o uso racional de energia, além da troca de geladeiras e lâmpadas ineficientes por modelos novos e econômicos.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Celpa