Vale opera no azul com alta do minério
- Nenhum comentário
- Destaques
Os números positivos da economia chinesa e alta dos preços do minério de ferro nos mercados futuros, na bolsa da Dalian, refletem positivamente nas ações da Vale (VALE3), que registra valorização de 2,14% a R$ 43,03 na B3.
Desde o final de fevereiro, quando surgiram as primeiras notícias sobre a taxação do aço e do alumínio, os papéis da Vale entraram em um rali negativo, registrando queda acumulada de 8,38% desde o dia 27 de fevereiro, tendo encerrado em queda em nove dos onze últimos pregões.
A produção industrial da China cresceu mais rápido do que o esperado no início do ano, sugerindo que a economia pode estar ganhando força mesmo com o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, preparando fortes tarifas contra um dos principais motores de seu crescimento, a tecnologia.
O avanço foi de 7,2 por cento entre janeiro e fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou a Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira, contra expectativa de analistas de 6,1 por cento e registrando forte aceleração sobre a marca de 6,2 por cento de dezembro.
Os contratos futuros do minério de ferro fecharam a jornada desta quarta-feira com valorização de 2,08% a 490 iuanes por tonelada, interrompendo assim uma série de quedas consecutivas iniciadas quando da divulgação, pelos Estados Unidos, da implementação das tarifas de importação para aço e alumínio.
Já para o vergalhão de aço, o papel com mesmo vencimento, avançou 23 iuanes, fechando assim o dia negociado a 3.735 iuanes por tonelada do produto. O segundo ativo com maior volume de negócios, para outubro, subiu 1 iuan para 3.621 iuanes por tonelada.
Fonte: Investing.com