Comunidade aprende na escola sobre alimentação saudável
- Nenhum comentário
- Destaques
A Creche Leide Maria Torres reuniu mais uma vez toda a sua comunidade escolar para discutir sobre a importância de uma alimentação saudável. O evento, que fez parte da 4ª etapa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, ocorreu na manhã da última quarta-feira, 26, no pátio da instituição.
Com o tema “Envolvimento da família na alimentação escolar. Vamos aprender juntos!”, a última etapa da jornada de 2018 contou com palestra para os pais e mesas expositoras de comidas típicas; os tipos de alimentos: in natura, processados, ultraprocessados; e propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil, entre outras.
A nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Elisangela Cristina Martins da Silva, que também é a coordenadora da jornada no município, avaliou o trabalho realizado como um sucesso. “Nós iniciamos a primeira atividade em junho com o tema ‘Comida de Verdade na Escola’. Depois disso realizamos mais duas ações. Hoje é o fechamento de todo esse trabalho e, além da palestra e das mesas expositoras, estamos fazendo a avaliação e orientação nutricional das famílias. Durante a execução das atividades nós tivemos relatos de pais que já fizeram mudanças na alimentação e isso é ótimo”, atestou a nutricionista.
O secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, também esteve presente na escola. “Segundo levantamento realizado por setores da Semed, nós sabemos que temos um número muito significativo de crianças com obesidade e subnutrição e esse evento veio trazer uma discussão sobre de que forma os pais e a escola podem contribuir com uma melhoria na qualidade da alimentação das crianças”, disse Antonino.
Para a diretora da creche, Edna Neves, ações como esta aproximam a comunidade da escola. “Com a continuidade das atividades voltadas para a questão da alimentação saudável, eu percebi maior envolvimento dos educadores e dos pais em relação à alimentação das crianças”.
Ana Dedna Fialho, mãe da pequena Anny, de apenas 2 aninhos, é grata à escola e à equipe de nutrição pela iniciativa, e garante que muita coisa importante foi assimilada. “Tudo que eu vi aqui vem reforçar o que eu já sabia sobre a importância de uma alimentação adequada. Agora, vou incluir outros tipos de alimentos na dieta da família, como por exemplo os integrais”, afirmou ela.
A JORNADA
A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de promover ações que estimulem a alimentação saudável e combater a obesidade infantil, além de dar visibilidade às práticas de educação alimentar e nutricional já desenvolvidas em escolas públicas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). (Messania Cardoso | Semed/Ascom | PMP)