Confronto entre Elon Musk e Alexandre de Moraes
- Nenhum comentário
- Destaques
O embate entre o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tem sido destaque nos últimos dias. Musk tem feito uma série de postagens contra Moraes, pedindo a renúncia ou impeachment do magistrado, alegando que as exigências de Moraes para a plataforma violam a legislação brasileira.
O conflito começou quando Musk compartilhou publicações de um jornalista americano que expôs supostas trocas de e-mails entre funcionários do X, afirmando que autoridades brasileiras estavam requerendo informações pessoais de usuários investigados.
Em resposta, Moraes determinou a abertura de uma investigação contra Musk no âmbito do inquérito que apura a existência de milícias digitais. O ministro também ordenou que o X não desobedeça às decisões judiciais, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada perfil bloqueado que for reativado.
Musk, por sua vez, continuou a desafiar Moraes em suas postagens, chegando a chamá-lo de “ditador brutal” e acusando-o de interferir na última eleição presidencial brasileira. O empresário também afirmou que irá retirar funcionários da rede social X do Brasil.
O embate entre Musk e Moraes tem reacendido o debate sobre a regulamentação das redes sociais no país, uma proposta que está travada no Congresso devido ao receio de parte da sociedade com o risco de censura. Além disso, a disputa tem gerado dúvidas sobre se a plataforma X pode ser retirada do ar no Brasil por determinação judicial.
Veja também:
Banco Central Lança Moeda de 5 reais
Alerta de Golpe: Falsos Apps de Imposto de Renda Roubam Dados