Escola é entregue pelo Governo do Pará depois de uma década de reforma


  • Nenhum comentário
  • Destaques

 

Durante a inauguração da nova estrutura da Escola Estadual Joaquina Diamantina, a única de Ensino Médio em Serra Pelada, o governador do Pará, Simão Jatene, afirmou que o Brasil tem uma grande dívida com os moradores da localidade, que vieram de várias regiões do país e ajudaram na construção dessa parte do Estado. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (25).

Segundo os moradores há mais de dez anos a obra foi iniciada. “Eu me sinto muito feliz por ver essa escola entregue em Serra Pelada, depois de tanto tempo. Começaram essa obra quando eu ainda era criança, fizeram só o baldrame e ficou por aí. Dava um aperto no coração por que nós sabíamos que o município já havia recebido o dinheiro, mas a obra nunca era terminada. Era triste, por que os alunos precisavam estudar em salas de aulas emprestadas das escolas municipais”, relembrou a professora Rita de Cássia, que mora há 32 anos em Serra Pelada.

De acordo com o discurso do governo do Estado, havia dificuldade de firmar parceria com o município nos anos passados. A obra foi iniciada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que investiu cerca de R$ 434 mil, e concluída pela prefeitura, em convênio com a Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (Semsu), que transferiu ao município mais R$ 218.731 mil – recursos oriundos do Tesouro do Estado.

Estrutura – A escola entregue tem capacidade para atender os 232 alunos matriculados na unidade. O espaço conta com três novas salas de aula, além de bloco administrativo com sala da direção, sala dos professores e secretaria, uma copa cozinha, uma dispensa para armazenamento de alimentos da merenda escolar e banheiros masculino, feminino e de pessoa com deficiência (PCD).

Asfalto em Serra Pelada – Serra Pelada é distrito de Curionópolis e recebe pela primeira vez asfalto, a via que leva até a escola Joaquina Diamantina é uma das que receberá o chão preto. Ao todo são 3,8 km de asfalto, obra do governo do Estado. “Estamos vivendo um momento histórico. Tudo isso graças à parceria entre o Governo do Estado e o Município”, festeja o prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar.

Curionópolis é um dos 99 municípios paraenses que assinaram o Termo de Asfalto do Programa Asfalto na Cidade. Este é um dos benefícios disponibilizados aos municípios que integram o Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Estadual de Municípios Sustentáveis (Semsu), que trabalha, essencialmente, no fortalecimento das gestões municipais como uma das ferramentas para o desenvolvimento do Estado.

Com informações da Carol Amorim – Secom/Governo do Pará

 


Mais do Portal F5


  • Destaques

Programa de Formação Profissional da Vale Expande Oportunidades

A Vale lançou um Programa de Formação Profissional (PTP) para capacitar indivíduos com as habilidades...

  • Destaques

Câmara de Parauapebas aprova campanha contra crimes cibernéticos

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou uma campanha de conscientização e prevenção contra crimes cibernéticos....

  • Destaques

Mulheres do União Brasil reúnem mais de 2 mil pessoas

O lançamento das pré-candidaturas femininas do União Brasil, realizado na noite deste sábado, dia 18,...

Você não pode copiar esse texto.