Exposição comemora 33 anos do Parque Zoobotânico Vale


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Visitante poderá conhecer um pouco mais sobre o espaço até o dia 29/3

Neste mês de março, o Parque Zoobotânico Vale (PZV) comemora 33 anos. Para celebrar a data, os visitantes ganharam de presente especial, uma exposição de fotos, apresentando as dependências, o trabalho da equipe de tratadores que fica nos bastidores e os apoios aos órgãos ambientais.

A exposição conta ainda com  fotos históricas do espaço, e o visitante terá a oportunidade de relembrar  as melhorias realizadas ao longo dos anos. Há também fotos de alguns exemplares de fauna e flora que podem ser encontrados na Amazônia. A mostra, que estará aberta à visitação até dia 29 de março (de quarta a domingo), trata também fotos de visitantes durante os seus passeios neste ambiente que proporciona uma experiência de contato único com a natureza.

O guarda municipal Denis Almeida, levou a família para visitar o parque no final de semana e aproveitou a exposição de fotografias para conhecer um pouco mais da história do espaço. “Vi aqui uma foto da princesa Diana e uma árvore que ela plantou. Essa árvore ainda está aqui?”, quis saber. A equipe do PZV informou a Denis que a castanheira que Lady Day, como era conhecida a princesa Diana, cresce vistosa próxima a saída.

O veterinário, André Mourão, comenta outras novidades que chegaram ao PZV neste aniversário, além da exposição. “Agora quem visitar o Centro de Visitantes poderá conhecer os animais da fauna amazônica e como são os diferentes crânios. Ao longo do ano houve também ampliação do herbário, com maior número de exsicatas (plantas desidratadas). Trata-se de um material produzido pelo Herbário de Carajás, que também tem sede no parque e tem como público, estudantes e pesquisadores”, explica Mourão.

O Parque Zoobotânico Vale ocupa uma área de 30 hectares, abrigando aproximadamente 70% da sua infraestrutura de floresta nativa, na Floresta Nacional de Carajás. Quem passa pelos caminhos que circundam os recintos dos animais também pode se deparar com as espécies que vivem livres, como anta e veado, além de ver animais da natureza, como pássaros e primatas transitando no espaço.

 

Visitação

Nos últimos 10 anos, o Parque Zoobotânico Vale recebeu mais de 1 milhão de visitantes. O recorde de público foi alcançado em 2017, quando mais de 156 mil pessoas puderam conferir as melhorias realizadas no PZV. Mudanças na estrutura também foram realizadas como a ampliação do estacionamento; o Orquidário, que ganhou estrutura de vidraças e hoje pode ser visitado pelo público, sem restrição. Também o recinto das onças pintadas (uma das principais atrações) que conta agora com cobertura e também paredes de vidro, garantindo mais conforto aos visitantes, além da construção de rochas artificiais nos recintos para mais conforto aos animais e reprodução do seu ambiente natural estética do espaço.

Entre as novidades estão ainda os quiosques para piquenique, uma área sombreada, com mesas e bancos para aproveitar o lanche. Importante lembrar, no entanto, que é proibido alimentar os animais do Parque.

Outro destaque do ano passado foi a Certificação de Excelência concedida pelo site Trip Advisor, fruto das frequentes avaliações positivas feitas por visitantes. A página, que reúne informações e opiniões de turistas sobre locais e estabelecimentos abertos ao público, é uma importante ferramenta para viajantes que buscam sugestões, análises e até fotos de passeios.

Horário de funcionamento do PZV

O Parque Zoobotânico Vale comemorou 33 anos no último dia 5/3. A unidade está dentro de Unidade de Conservação, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. O espaço é um local de conservação e possui espécies ameadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú.

O PZV está aberto à visitação todos os dias da semana, de 10h às 16h e conta com plantel de aproximadamente 270 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos da fauna amazônica.

(Ascom/Vale)

 


Mais do Portal F5


  • Destaques

Adolescente Mata Família em SP e Choca a Comunidade Local

Um adolescente de 16 anos chocou a cidade de São Paulo ao confessar ter assassinado...

  • Destaques

Programa de Formação Profissional da Vale Expande Oportunidades

A Vale lançou um Programa de Formação Profissional (PTP) para capacitar indivíduos com as habilidades...

  • Destaques

Câmara de Parauapebas aprova campanha contra crimes cibernéticos

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou uma campanha de conscientização e prevenção contra crimes cibernéticos....

Você não pode copiar esse texto.