Febre Oropouche no Pará: Maruim e Carapanã, Vetores Perigosos


  • Nenhum comentário
  • Destaques

A Febre Oropouche, uma doença transmitida pelo pequeno maruim e pelo comum carapanã, está gerando preocupação no estado do Pará. Com nove casos confirmados este ano, a maioria deles concentrados nos municípios de Alenquer e Faro, a população enfrenta um desafio de saúde pública. A gravidade da situação é evidenciada pela implantação precoce da Vigilância Epidemiológica pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), datada de 27 de fevereiro, antes mesmo da confirmação de casos no Pará.

A SESPA está implementando medidas proativas durante a Vigilância Epidemiológica, incluindo a educação da população nas áreas mais afetadas, coleta de amostras para diagnóstico e busca ativa de casos suspeitos. Além do maruim, o carapanã também é um vetor conhecido da doença.

Apesar de os sintomas geralmente não serem graves, incluindo febre, fotofobia, dores musculares e dor de cabeça, a propagação da Febre Oropouche levanta preocupações de saúde pública. A SESPA recomenda que qualquer pessoa que suspeite estar infectada pela doença procure imediatamente a Secretaria de Saúde de seu município para receber orientações e assistência médica adequadas.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Rússia e Coreia do Norte firmam acordo de proteção mútua

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, desembarcou na Rússia para um encontro crucial com...

  • Destaques

Marvel vs Capcom Fighting Collection é anunciado

A Capcom anunciou oficialmente a Marvel vs Capcom Fighting Collection: Arcade Classics para PS4, Switch...

  • Destaques

Kansas acusa Pfizer de enganar público sobre vacina Covid-19

O estado do Kansas abriu um processo judicial contra a Pfizer nesta segunda-feira, acusando a...

Você não pode copiar esse texto.