Febre Oropouche no Pará: Maruim e Carapanã, Vetores Perigosos


  • Nenhum comentário
  • Destaques

A Febre Oropouche, uma doença transmitida pelo pequeno maruim e pelo comum carapanã, está gerando preocupação no estado do Pará. Com nove casos confirmados este ano, a maioria deles concentrados nos municípios de Alenquer e Faro, a população enfrenta um desafio de saúde pública. A gravidade da situação é evidenciada pela implantação precoce da Vigilância Epidemiológica pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), datada de 27 de fevereiro, antes mesmo da confirmação de casos no Pará.

A SESPA está implementando medidas proativas durante a Vigilância Epidemiológica, incluindo a educação da população nas áreas mais afetadas, coleta de amostras para diagnóstico e busca ativa de casos suspeitos. Além do maruim, o carapanã também é um vetor conhecido da doença.

Apesar de os sintomas geralmente não serem graves, incluindo febre, fotofobia, dores musculares e dor de cabeça, a propagação da Febre Oropouche levanta preocupações de saúde pública. A SESPA recomenda que qualquer pessoa que suspeite estar infectada pela doença procure imediatamente a Secretaria de Saúde de seu município para receber orientações e assistência médica adequadas.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Concurso Público da Prefeitura de Canaã dos Carajás 2024

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, localizada no sudeste do Pará, está organizando o Concurso...

  • Destaques

Casal é Preso por Matar Mulher que Recusou Fornecer Senha do Wi-Fi

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) denunciou um casal suspeito de matar a...

  • Destaques

Trabalhador demitido por justa causa após atestado falso

Dependendo da gravidade da conduta do empregado, justifica-se a rescisão contratual por justa causa sem...

Você não pode copiar esse texto.