Florestas Nacionais de Carajás e Itacaiúnas completam 20 anos
- Nenhum comentário
- Notícias
O ICMbio, órgão responsável pela gestão das Florestas Nacionais (Flona) de Carajás e do Itacaiúnas, organizou uma programação especial para comemorar os 20 anos de criação das referidas Unidades de Conservação. Localizadas em uma região de grande extrativismo mineral, as Flonas abrigam e protegem riquezas naturais como cachoeiras, grutas e cavernas, e também espécie endêmica da região.
Para marcar a data, será realizada uma expedição à Flona de Carajás, dia 3 de fevereiro, com roteiro que envolve visita ao Mirante da Mina de N5, onde os visitantes poderão contemplar a imensidão da cava de exploração do minério, passar pelas áreas com vegetação de savana metalófila, comum em áreas onde há o minério de ferro, e tomar banho na cachoeira de águas claras.
Flona Carajás
A Flona de Carajás apresenta múltiplos interesses: ambiental, extrativismo vegetal e mineral. A unidade foi criada por meio de Decreto em 02 de fevereiro de 1998 com uma área total de aproximadamente 400 mil hectares abrangendo os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte.
A região é conhecida pela grande riqueza mineral que, na década de 80, atraiu muitas pessoas para estes municípios. Na interior da Floresta Nacional de Carajás são realizadas ações de pesquisa científica, conservação, visitação e proteção, destacando-se as pesquisas envolvendo o gavião-real, a arara-azul grande e as atividades de observação de aves.
Também é nesta Unidade de Conservação que existe o maior projeto de mineração do Brasil, onde são diariamente exploradas toneladas de Ferro, Ouro, Manganês, Granito e Cobre.
Principais atrativos
- Cachoeira de Águas Claras;
- Cavernas Ferríferas;
- Complexo Industrial de Mineração;
- Observação de Aves;
- Trilhas na floresta;
- Canoagem nos rios do interior da flona;
- Vegetação de Canga, única no planeta;
- Parque Zoobotânico;
- Serra Sul;
- Lagoas Pluviais;
- Camping;
Como chegar à Parauapebas/Carajás
De avião – Vôos regulares partem de Belém, Marabá e Belo Horizonte.
De carro/ônibus – Partindo de Marabá, seguindo para Parauapebas o visitante atravessa a Rodovia PA-275, percorrendo aproximadamente três horas de viagem.
Onde ficar
Em Parauapebas há diversos hotéis de diferentes padrões.
Orientações/regras de visitação
Todas as visitações são feitas a partir de programação junto à Cooperativa de Ecoturismo de Carajás (COOPERTURE), entidade autorizada pelo ICMBio a conduzir visitantes no interior da Floresta Nacional de Carajás.
Contatos
E-mail: cooperturecarajas@gmail.com
Telefones (94) 8158-8032 / (94) 9234-2388
Fonte: com informações do ICMbio