Leishmaniose e CCZ na pauta do conselho de saúde
- Nenhum comentário
- Destaques
A construção do Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ, e a situação da leishmaniose no município de Parauapebas foram pautas da reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde realizada na tarde desta quarta-feira (23), que contou com representantes da Secretaria Municipal de Saúde.
Quanto à construção do CCZ, o conselho de saúde explicou seu posicionamento, principalmente para os representantes de ONG’s que cuidam de animais de rua, em Parauapebas, e que estavam presentes na reunião. Já a gestão do departamento de vigilância em saúde informou que o próprio prefeito assumiu para si a demanda do CCZ, tendo em vista que a área adquirida pelo município para construção do centro foi ocupada.
A Apama é uma das ONG’s que atende animais de rua, em Parauapebas, e foi uma das primeiras a levantar a bandeira de alerta da leishmaniose, os seus representantes participaram da reunião.
Com relação ao combate à leishmaniose, a coordenação de vigilância ambiental apresentou um relatório das ações desenvolvidas, encabeçadas pelos Agentes de Combate à Endemias, o ACE’s, e também um plano de ação para uma possível situação emergencial com relação à doença. Algumas dificuldades enfrentadas pelos ACE’s na abordagem dos residentes foram relatadas por Carlos Damasceno, coordenador do departamento de vigilância ambiental.
Dentre as ações realizadas pela secretaria de saúde estão os mutirões em bairros com maior incidência da doença, o controle químico em residências em que foram registrados casos de leishmaniose e os testes rápidos em animais. Um dos pontos questionados pelo conselho foi que até agora não foram realizadas ações específicas na zona rural do município, a equipe da secretaria de saúde informou que programações para as vilas e comunidades rurais já estão encaminhadas.
Portal F5
———————————–
Siga o #PortalF5
Facebook
Instagram
YouTube