Receita Federal Identifica Divergências Fiscais em 33 Mil Empresas


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Receita Federal Identifica Divergências Fiscais em 33 Mil Empresas

A Receita Federal do Brasil (RFB) identificou discrepâncias entre as receitas declaradas e as notas fiscais emitidas por mais de 33 mil empresas optantes pelo Simples Nacional. As empresas estão sendo notificadas para que regularizem sua situação fiscal e evitem multas e até mesmo a exclusão do regime.

Ação da Receita Federal:

Em junho de 2024, a Receita Federal iniciou a comunicação com 33.596 empresas do Simples Nacional. As empresas receberam notificações informando sobre as inconsistências encontradas nas declarações de receitas brutas referentes ao ano de 2020.

Objetivo da notificação:

O objetivo da Receita Federal é proporcionar uma oportunidade para que as empresas regularizem sua situação fiscal antes de qualquer procedimento fiscal formal. Dessa forma, as empresas podem evitar multas, juros e até mesmo a exclusão do regime do Simples Nacional.

Como regularizar a situação fiscal:

As empresas que receberam as notificações devem acessar o portal da Receita Federal e regularizar sua situação fiscal o mais rápido possível. A regularização pode ser feita por meio da retificação das declarações de receitas brutas ou da apresentação de documentação comprobatória das receitas.

Prazo para regularização:

A Receita Federal não divulgou um prazo específico para a regularização da situação fiscal das empresas. No entanto, é recomendável que as empresas regularizem sua situação o mais rápido possível para evitar problemas maiores.

Consequências da não regularização:

As empresas que não regularizarem sua situação fiscal podem ser sujeitas a multas, juros e até mesmo a exclusão do regime do Simples Nacional. Além disso, a Receita Federal pode iniciar outros procedimentos fiscais contra as empresas inadimplentes.

Recomendações:

É importante que as empresas optantes pelo Simples Nacional estejam atentas às suas obrigações fiscais e mantenham seus documentos contábeis em dia. Em caso de dúvidas, as empresas podem consultar um contador ou advogado especializado em direito tributário.

Veja também:
Homem Gasta US$ 14 Mil para se Tornar um Collie
Senado busca R$ 8 bi em dinheiro esquecido para desoneração


Mais do Portal F5


  • Destaques

Baixa Umidade e Calor Intenso em 12 Estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para 12 estados brasileiros...

  • Destaques

Golpe de mensagens falsas sobre multa e acesso ao X

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta importante sobre um golpe que usa...

  • Destaques

Deolane Bezerra Liberta da Prisão, Mãe Continua Detida

Deolane Bezerra foi libertada da prisão na tarde de segunda-feira, 9, após conseguir um habeas...

Você não pode copiar esse texto.