Resíduos de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados alarmam estudo


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Resíduos de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados alarmam estudo

Spray de Pimenta

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) divulgou os resultados alarmantes da terceira edição do estudo “Tem Veneno Nesse Pacote”, que revelou que metade das amostras de alimentos ultraprocessados analisadas continham resíduos de agrotóxicos. A pesquisa incluiu 24 produtos de diferentes categorias e causou preocupação ao apontar a contaminação de itens consumidos por milhões de brasileiros.

Os pesquisadores realizaram os testes em um laboratório certificado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, utilizando o mesmo método adotado pela Anvisa. Esse processo detecta até 563 tipos diferentes de pesticidas. Eles dividiram os alimentos em oito grupos, como macarrão instantâneo, biscoito Maizena, presunto cozido, bolo de chocolate, sobremesa petit suisse, bebida láctea de chocolate, hambúrguer e empanado vegetal de frango.

Os biscoitos Maizena das marcas Marilan e Triunfo se destacaram por apresentarem quatro tipos de agrotóxicos em cada amostra. Produtos como os hambúrgueres à base de plantas da Sadia e os empanados da Seara também mostraram contaminação por diferentes pesticidas. Além disso, o macarrão instantâneo das marcas Nissin e Renata e o bolo de chocolate da Ana Maria foram contaminados por três agrotóxicos em cada amostra.

O glifosato, o herbicida mais vendido no mundo, apareceu em sete amostras. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), da OMS, classifica o glifosato como “provavelmente carcinogênico”. Ele pode afetar a regulação endócrina, a microbiota intestinal e até a função da tireoide, aumentando o risco de doenças graves.

Após os testes, o Idec notificou as empresas responsáveis e enviou os resultados à Anvisa. O Instituto também aguarda respostas das empresas. A pesquisa reforça a necessidade urgente de fiscalização rigorosa sobre os alimentos ultraprocessados, que continuam colocando em risco a saúde dos consumidores.

Veja também:

Novo salário mínimo de R$ 1.518 entra em vigor
Correios enfrentam prejuízo histórico de R$ 3,2 bilhões em 2024


Mais do Portal F5


PGR pede mais policiamento em torno de Bolsonaro
  • Destaques

PGR pede mais policiamento em torno de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou nesta segunda-feira a favor do reforço policial nos...

Forças Armadas do Brasil enfrenta crise com EUA em exercícios
  • Destaques

Forças Armadas do Brasil enfrenta crise com EUA em exercícios

O cancelamento da Operação Formosa 2025 trouxe à tona a crescente tensão entre o Brasil...

Semana da Cultura Evangélica agita Canaã dos Carajás
  • Destaques

Semana da Cultura Evangélica agita Canaã dos Carajás

A Semana da Cultura Evangélica chega à sua 1ª edição em Canaã dos Carajás e promete transformar...

enfrdeitjaptrues