Starlink de Elon Musk, chegará ao Brasil
- Nenhum comentário
- Academia Nerd
A Anatel, concedeu a Starlink do empresário Elon Musk, o direito de exploração de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita.
A empresa garantiu o direito de atuar em todo o território brasileiro até 2027. A negociação vinha sendo tratada como essencial pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, desde novembro de 2021. Além da empresa de Musk, a americana Swarm também foi autorizada a operar nos céus do país.
O acordo visa fornecer serviços de conectividade de alta velocidade a escolas em áreas remotas da floresta amazônica, um primeiro passo para que, posteriormente, escolas públicas, unidades de saúde e comunidades indígenas de regiões remotas brasileiras possam estar conectadas. O programa é alinhado com os interesses do governo de pavimentar o caminho para a adoção da quinta geração de tecnologia móvel no país. “Pelo programa de implementação estabelecido pelo 5G, as operadoras de telecomunicações levarão meia década para conectar as escolas mais afastadas. Com a Starlink, o avanço começará já em 2022, chegando aos colégios do Nordeste e da Amazônia Legal”, segundo Faria. “Temos pelo menos 17.000 escolas para ser conectadas.”
A tecnologia também será empregada na preservação da Floresta Amazônica através do monitoramento via satélite de desmatamentos ilegais e de incêndios. “Com a Starlink, podemos descobrir focos de incêndio e de desmatamentos ilegais. Alguns satélites de Musk têm até a capacidade de captar o barulho da motosserra”, explica Faria. “Todo mundo fala da Amazônia, mas ninguém coloca dinheiro aqui. Esse pode ser o ponto de partida para que outros grandes empresários do mundo venham e invistam na preservação da floresta.”
Portal F5
———————————–
Siga nossas redes sociais
Auto Amazon Links: No products found.